Sem categoria

Ronaldo foi tratado como mercadoria, diz Sócrates

Mais do que especular por quanto tempo a contusão que Ronaldo sofreu na última semana o deixará de fora dos gramados –isso no caso dele retornar a jogar futebol, a discussão deveria ser sobre o abuso que o jogador sofreu em sua carreira para sofrer tan

Essa é opinião do ex-jogador e colunista de CartaCapital Sócrates, que também é especialista em medicina esportiva. “Esta era uma lesão anunciada, eu mesmo me lembro de ter escrito sobre o risco que o Ronaldo corria. Ele teve os joelhos estourados durante a carreira dele”.



Sócrates não arrisca um palpite quando questionado se essa contusão significa o fim da carreira do atacante campeão do mundo com a seleção brasileira em 1994 e 2002. “É difícil fazer qualquer tipo de afirmação sobre isso”, explica o ex-jogador. “Há o histórico positivo, já que ele conseguiu recuperar-se de uma lesão semelhante a essa oito anos atrás. Mas a desvantagem também, já que ele está oito anos mais velho, e além do organismo dele se recuperar mais lentamente, os joelhos dele foram arrebentados”.



Ronaldo sofreu rompimento do tendão patelar do joelho esquerdo durante uma partida contra o Livorno disputada na tarde da quarta-feira 13, válida pelo Campeonato Italiano. O jogador já havia sofrido lesão semelhante no joelho direito em 2000, quando ainda jogava pela Inter de Milão. O médico que o operou nesta quinta-feira 14 em Paris foi o mesmo da primeira lesão, o ortopedista francês Gerard Salliant. Especialistas prevêem que a recuperação de Ronaldo deve durar pelo menos oito meses.



Mercantilismo puro



“O que aconteceu com o Ronaldo deixa escancarado os resultados da exploração mercantilista que sofrem os atletas de alto nível sofrem durante a carreira”, diz Sócrates. “Há uma dicotomia entre a massa muscular dele e os tendões do joelho. Todos nós vimos como o Ronaldo ganhou porte rápido demais no início da carreira. Isso arrebentou os joelhos dele para sempre”.



Sobre a cirurgia, Sócrates diz que ela já seria complicada para uma pessoa comum, mas é ainda pior para o jogador. “O tendão patelar é um dos que mais são forçados pelo corpo humano, é um local complicado para qualquer um. Para o Ronaldo as coisas ficam ainda mais complicadas, porque como jogador ele força esta parte do ainda mais”.



Outro agravante é o caráter crônico dos problemas de joelho de Ronaldo. “Ele deve ter sofrido centenas de pequenas lesões, inflamações nos joelhos durante a carreira. Ronaldo foi explorado como um produto do futebol e agora está sofrendo com as conseqüências”.