Escola do PCdoB do Paraná sai do papel

A constituição das sessões paranaenses da Escola Nacional do PCdoB e do Instituto Maurício Grabois, a disseminação, até junho, do Curso Básico de Vídeo (CBV) e a realização, no final do ano, do curso “Iniciação ao marxismo-leninismo”: estas são as princip

A CEF reuniu-se em Maringá e contou com a participação de militantes e dirigentes partidários que atuam nas universidades estaduais de Londrina, Maringá e Oeste do Paraná. Agora o plano será submetido à Comissão Política do Comitê Estadual, que se reúne em Curitiba no próximo dia 1o de março.


 


Movimento


 


Segundo o jornalista e escritor Luiz Manfredini, Secretário de Formação do Comitê Estadual, a CEF manterá a prática de realizar reuniões ampliadas com quadros intelectuais e dirigentes municipais e estaduais do Partido no Estado. “Não queremos apenas formular e implementar um conjunto de atividades formativas, mas desenvolver um amplo e vigoroso movimento em favor do incremento da formação política em todas as estruturas partidárias, um movimento capaz de melhorar substancialmente a cultura das direções e das bases partidárias e, assim, qualificar sua inserção social e política”, explica Manfredini. 


 


Neste sentido, a CEF pretende estimular a capilarização da formação em toda a estrutura do Partido no Estado, estimulando os comitês municipais a criar suas respectivas secretarias de formação, indicar os titulares e formular seus planos de atividades. Ainda este ano será constituído o Fórum Estadual de Secretários Municipais de Formação do PCdoB do Paraná.


 



Escola


 


Na proposta a ser encaminhada para a Comissão Política do Comitê Estadual, a CEF propõe a criação da sessão estadual da Escola Nacional, sob a direção do professor e membro do CE Sinival Pitaguari. Para tanto, já indicou coordenadores e membros dos cinco núcleos (filosofia, estado e classes, economia política, socialismo e partido) indicados pela Comissão Nacional de Formação e Propaganda, e um sexto (História e formação-sócio-econômica do Paraná), incluído pela própria CEF. Estes núcleos serão consolidados ao longo do ano (os trabalhos da comissão não serão interrompidos pelo processo eleitoral), de modo que, no final do ano, a escola realize o curso “Iniciação ao marxismo-leninismo”, previsto para Curitiba, Londrina e Cascavel.


 


A reunião de Maringá também deliberou propor a criação imediata de núcleos do Instituto Maurício Grabois nos municípios de Londrina, Maringá e Londrina, cujas direções já tomaram iniciativas neste sentido. A CEF sugere que a organização desses núcleos, sob sua coordenação, ocorra tendo como eixo prioritário, este ano, a formulação de programas de gestão municipal. A CEF também proporá à Comissão Política a realização, neste semestre, de um seminário sobre questões municipais, legislação eleitoral, conjuntura nacional e estadual e comunicação, entre outros temas relevantes para a campanha eleitoral, reunindo candidatos do Partido às prefeituras e câmaras municipais.