Comunistas de todo o mundo saúdam o companheiro Fidel
Partidos comunistas de todo o planeta enviaram mensagens de saudações ao presidente Fidel Castro, que decidiu na última segunda-feira não aceitar sua indicação aos cargos de Comandante-em-chefe e de presidente do país, deixando a presidência a partir do p
Publicado 21/02/2008 14:09
Fidel Castro Ruz foi durante 18 anos o primeiro-ministro de Cuba. Em 15 de fevereiro de 1976, com a aprovação da Constituição Socialista por livre escolha e voto direto de 95% dos cubanos, foram estabelecidos os atuais moldes dos organismos representativos, entre os quais a Assembléia Nacional do Poder Popular, a qual, em dezembro desse mesmo ano, elegeu Fidel Castro para a Presidência do Conselho de Estado.
Em todos as eleições posteriores, Fidel foi eleito deputado e depois reconduzido à chefia do Estado pelo povo, em escrutínios com taxas de participação superiores aos 90% dos eleitores.
O Partido Comunista Sul-Africano (SACP), congratulou Fidel pela decisão ''por ter sido um revolucionário exemplar que liderou uma das mais inspiradores revoluções do século 20, contra a ditadura de Fulgêncio Batista''.
''A revolução cubana tem sido um sucesso e conquistou muitas vitórias para o povo cubano. Este é a revolução que trouxe a educação gratuira, livre acesso à saúde pública e assegurou que nenhum cubano sofresse a tragédia da fome'', diz a nota do PC sul-africano.
''Como afirmamos a nosso camarada Nelson Mandela em sua aposentadoria, o camarada Fidel Castro terá uma merecida e justa aposentadoria. Desejamos a ele tudo que houver de melhor!'', finaliza a nota.
O Partido Comunista dos Povos da Espanha (PCPE), por meio de uma nota do seu comitê executivo, destaca a ''o papel do companheiro Fidel Castro para garantir a independência de Cuba frente ao imperialismo e para desenvolver o socialismo como alternativa à barbárie capitalista''.
''O PCPE deseja os maiores êxitos ao companheiro Fidel Castro em sua dedicação à batalha de idéias contra o sistema de dominação imperialista'', continua a nota. ''Suas reflexões serão de grande ajuda e utilidade para todos os revolucionários do mundo'', destaca.
O Partido Comunista dos Estados Unidos foi além e fez um vídeo (em inglês) com membros do partido e da liga da juventude comunista discorrendo sobre a decisão de Fidel.
O vídeo pode ser visto no You Tube no link:
http://cpusa.org/article/articleview/881/1/148/
Fidel não vai continuar na presidência e ''é óbvio que a mídia corporativa vai usar isso de novo como uma oportunidade para espalhar todas as mentiras de sempre sobre Cuba, como se lá houvesse uma ditadura maluca comandada a mão de ferro por Fidel e que o povo o odeia e quer que ele morra'', diz Matt Parker, webdesigner do PC dos EUA.
Ele conta que esteve em Cuba no último verão, com a Brigada Venceremos, e relata que ''se você pegar um americano e jogá-lo na Ilha, em menos de um dia ele vai perceber o monte de mentiras que a mídia dos Estados Unidos fala de lá''.
Matt conta com satisfação ter visto uma estátua de Abraham Lincoln em Cuba, ''que é muito respeitado pelos cubanos por ter sido o responsável pela libertação dos escravos nos Estados Unidos'', diz.
Para a coordenadora nacional da Liga da Juventude Comunista dos EUA, Erica Smiley, ''Fidel fez um trabalho incrível unindo Cuba ao redor de uma visão pelo socialismo. Entretanto, o socialismo nunca foi um projeto pessoal de nenhum indivíduo, e uma Cuba socialista foi sempre baseada na gente que a constrói e que a mantém cotidianamente'', reflete.
''Estou entusiasmada com o crescimento sustentado do socialismo sob a nova liderança que ocupa o lugar de Fidel e a continuidade da liderança do parlamento cubano'', comenta Erica.