Conselho Mundial da Paz repudia separatismo em Kossovo
Em nota divulgada nesta quinta-feira, o secretariado do Conselho Mundial da Paz denuncia as pretensões imperialistas na Sérvia, com a delcaração unilateral de “independência” de Kossovo, província sérvia do sul do país e que é objeto de ocupação milita
Publicado 21/02/2008 12:04
Leia abaixo a íntegra da declaração do Conselho, divulgada por meio do site do Cebrapaz:
O Conselho Mundial da Paz denuncia a nova escalada na evolução do “xadrez imperialista” nos Balcãs, através dos separatistas e da declaração unilateral de “independência” de Kossovo.
Desde os bombardeios da OTAN, em 1999, que resultaram em 78 dias de agressão brutal contra os povos da Iugoslávia, durante os quais milhares de civis inocentes perderam suas vidas, o objetivo das forças imperialistas e de sua maquinaria de guerra na região era evidente.
Dividir para controlar toda a região, negligenciando e violando qualquer lei internacional ou o direito dos povos. Um resultado da imposição da força foi a Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU, na qual as Nações Unidas, entre outros mandatários da OTAN, deveriam acompanhar e garantir a paz em Kosovo através da KFOR.
Mas, mesmo até mesmo a “Resolução 1244”, da qual a OTAN se tornou a administradora e protetora “de fato”, sublinha estritamente que Kosovo permanece sendo uma província da Iugoslávia, da qual a Sérvia é o sucessor legal atualmente.
Hoje, e enquanto a OTAN estiver disposta a entregar seu posto para a União Européia, testemunhamos um novo ato de flagrante violação da soberania de um Estado independente, do direito internacional e das resoluções pertinentes da ONU.
Manter Kosovo como “território da OTAN” ou “território da UE” é mais uma prova da política cínica e desumana dos EUA, da UE e da OTAN nos Balcãs. O CMP expressa a sua solidariedade para com os povos da ex-Iugoslávia e convoca todas forças amantes da paz na região para que se unam e coordenem ações comuns contra os planos imperialistas.
O CMP apóia o Encontro dos Movimentos de Paz dos Balcãs de toda a região, a ser realizado na cidade grega de Salónica nos dias 1 e 2 de março de 2008.
O Secretariado do CMP
Atenas, 19 de fevereiro de 2008.
fonte www.cebrapaz.org.br