Sem categoria

Índios denunciam abusos de comissão da câmara federal

O índio da comunidade Yanomami, Davi Kopinawa, virá para Brasília (DF) na próxima semana denunciar um grupo de deputados que cometeu irregularidades em visita as comunidades yanomamis na região do Surucucu e Auaris, no estado Roraima. De acordo com Davi,

Os parlamentares integram a Comissão Especial de Mineração em Terra Indígena da câmara dos deputados e são favoráveis a aprovação do projeto. A visita foi acordada em 2007 com objetivo de discutir o PL com as comunidades que serão afetadas. A convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabelece que, é direito dos povos indígenas serem comunicados quando forem definidas medidas legislativas que possam afetá-los, fato que não ocorreu.


 


Em um relatório, Davi aponta citações dos parlamentares no intuito de induzir os índios a concordarem com o projeto, entre elas, a de que a mineração trará benefícios para as aldeias. Ele também afirma que os deputados colocaram empecilhos para que os índios não os acompanhassem durante a visita.


 


A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal não participaram da visita. Para os índios o projeto significa um grande perigo ambiental em decorrência da exploração da terra e a destruição das florestas para a retirada do minério.