Márcio Batista: “Vamos votar melhorias para o transporte”
O líder do prefeito na Casa, Márcio Batista (PC do B), lembrou que por mais que o sistema de transporte tenha melhorado em sua qualidade, ainda fica a dever com relação ao acesso dos portadores de necessi
Publicado 21/02/2008 15:06 | Editado 04/03/2020 16:10
Já está na Câmara de Rio Branco o projeto enviado pelo Poder Executivo, com vistas na adoção de melhorias no acesso ao transporte público. Entre os itens da pauta de avaliação está o processo da bilhetagem eletrônica, as gratuidades e a ampliação do benefício aos portadores de necessidades especiais. O objetivo é promover um sistema mais eficiente, mais moderno e de menor custo.
O líder do prefeito na Casa, Márcio Batista (PC do B), lembrou que por mais que o sistema de transporte tenha melhorado em sua qualidade, ainda fica a dever com relação ao acesso dos portadores de necessidades especiais. “A câmara este ano vai estar discutindo com as empresas e a prefeitura uma política mais efetiva que possa contemplar essa categoria”, explicou.
Ao mesmo tempo, o parlamento vai estar discutindo o próprio processo das gratuidades e a bilhetagem eletrônica, que vem para racionalizar a questão do uso do transporte. “Acredito que isso vai melhorar a qualidade do serviço e abrirá uma perspectiva para que possamos ter custos tarifários menores”, acrescentou.
O parlamentar ressaltou que a revisão das gratuidades entrará em discussão, mas sem que implique perda de direitos e conquistas sociais que já foram consagrados em projetos anteriores. “Nós queremos um transporte mais eficiente, mais moderno e com um custo tarifário menor”, reafirmou. Márcio Batista assegurou que todos sabem que as gratuidades impactam no preço da tarifa, mas que o aparato tecnológico da bilhetagem eletrônica vai ajudar no sentido de racionalizar o sistema.
“Além disso, como estamos discutindo a qualidade do transporte público, nós queremos ampliar os direitos, – até dos próprios portadores de necessidades físicas, com relação à colocação de mais cadeirantes na frota”, pontuou.
Negociação com os sindicatos – O líder do prefeito na câmara, Márcio Batista, disse ontem que a administração municipal já elaborou o calendário de negociação com os sindicatos, tendo iniciado o processo de discussão com as lideranças das associações na última terça-feira, 19. O debate deve se estender por todo o mês de março.
“Nosso objetivo é negociar a pauta com os sindicatos antes do mês de abril, que é o prazo final, de acordo com a Lei Eleitoral, para se conceder qualquer tipo de revisão ou reajuste na questão salarial das categorias”.