Metalúrgicos estão sem salário desde Dezembro
Apesar de terem entrado na Justiça, os 237 trabalhadores da empresa Metalbus, de Flores da Cunha (RS), continuam sem receber o salário desde Dezembro. No mês de Janeiro, metalúrgicos e o sindicato da categoria encaminharam ações ao Ministério Público d
Publicado 21/02/2008 10:41 | Editado 04/03/2020 17:12
No entanto, a fabricante de carrocerias de ônibus também não vem cumprindo com o acordo. O salário de Dezembro, que deveria ter sido pago no último dia 12 de Fevereiro, não foi repassado aos trabalhadores. No próximo dia 28 vence o prazo para o pagamento dos salários de Janeiro, mas os trabalhadores estão desesperançosos. O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Leandro Velho, estima que a empresa deve descumprir novamente o acordo.
“A tendência é de que a empresa não pague o que está devendo. O resto do pessoal que ainda não tinha pedido demissão já está dando baixa na carteira. Agora a empresa tem mais essa multa de R$ 100 mil por dia. Está insustentável, não tem mais volta ali”, diz.
Na semana passada, o sindicato entrou pela terceira vez com ação na Justiça reivindicando o arresto dos bens da Metalbus para que sejam vendidos a fim de pagar os metalúrgicos. Até o momento, a Justiça não se manifestou sobre o caso. Cento e quarenta e seis dos 237 funcionários já deram baixa na carteira e devem receber a primeira parcela do seguro desemprego no início do mês de Março. Os demais trabalhadores, conta Leandro, estão negociando as demissões depois que a empresa não cumpriu o acordo do dia 12.
A Metalbus é a fabricante de carrocerias de ônibus de marca Maxibus. Em 2005, com um investimento de R$ 5 milhões, construiu uma nova sede e mudou o parque fabril de Caxias do Sul para Flores da Cunha.
Chasque www.agenciachasque.com.br