E-Jovem lança Ciclo de cinema Juventude e Homossexualidade
O E-Camp – Grupo E-jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados em Campinas – lança neste sábado (23/02), às 18h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS), o ciclo Juventude & Homossexualidade, que apresentará filmes seguidos de debates.
Publicado 22/02/2008 11:17 | Editado 04/03/2020 17:19
''Falar de adolescentes e jovens gays é mexer num grande vespeiro'' – afirma Chesller Moreira, coordenador geral do E-Camp – ''mas eles precisam de referência. É importante que a garotada se veja na tela, assista histórias com as quais possa se identificar e depois converse sobre isso. Dá um trato na auto-estima.''
Para o presidente nacional do Grupo E-Jovem, Deco Ribeiro, isto é apenas o começo. ''Nossa parceria com o MIS envolve a criação de um curso gratuito de cinema e vídeo para adolescentes e jovens GLBTs, focalizando o combate à homofobia. A forma, se documentário ou ficção, será escolhida pelos próprios jovens. A idéia é lançar toda a produção na internet.''
Esse, aliás, será o tema da sessão de abertura. Serão exibidos os curtas Meu Cachorro Gay (ficção) e Chesller (documentário). ''No debate, após a exibição, vamos discutir como cada gênero atinge o público e como ambas as formas podem ajudar a combater o preconceito,'' explica Chesller, cuja vida serviu de fio condutor ao documentário.
O Museu da Imagem e do Som de Campinas está instalado no Palácio dos Azulejos (rua Regente Feijó, 859, centro) – Fone: 19-3236.7851. As exibições dos filmes iniciam às 18h30. Mais informações: E-Camp – 19-3295.9642 / 8174.7056 – endereço eletrônico: camp@e-jovem.com
Confira a programação:
23/02 – ''Meu Cachorro Gay'' e ''Chesller''
São dois filmes do E-Jovem. ''Meu Cachorro Gay'' é um curta de ficção escrito e produzido pelos jovens do grupo. ''Chesller'' é um documentário de meia hora que aborda a vida de um dos rapazes e contém depoimentos de vários meninos e meninas do grupo.
22/03 – ''Pra que time ele joga'', ''Medo de quê'' e ''Boneca na mochila''
A idéia é conhecer o que se tem feito na área de educação para a diversidade e abordar esses três títulos de curtas muito utilizados por ONGs de direitos GLBTs. Conhecer e discutir esses vídeos tem como objetivo preparar para o curso de vídeo, com início previsto para março. A idéia é construir uma identidade própria a partir desse tema e durante o curso..
26/04 – ''Minha vida em cor-de-rosa''
A história de um menino que acredita piamente ser uma menina. Quão cedo é cedo demais para se discutir questões como identidade de gênero e orientação sexual? O filme propõe a discussão dos direitos sexuais da criança e do adolescente.
17/05 – ''Meninos não choram''
Filme tocante, baseado na história real de Teena Brandon, uma garota que deixa sua cidade natal para ir morar em Falls City (Nebraska/EUA), onde assume a identidade de Brandon Teena, transformando-se num rapaz. Discute a transexualidade masculina, com referências também à lesbianidade. A homofobia é o tema.
24/05 – ''Mistérios da carne''
De Gregg Araki, foi sensação da 29ª. Mostra Internacional de Cinema de SP. Trata de dois jovens que foram abusados sexualmente na infância e lidam com o assunto de forma bem diferente. A pedofilia é o tema.
28/06 – ''Delicada atração''
Um clássico do cinema adolescente gay, esse filme inglês conta a história de dois jovens que se relacionam nos subúrbios de Londres, com todas as questões universais presentes: a escola, a família, os amigos. Por ser Dia do Orgulho Gay, nada melhor que terminar com um final feliz, já que o filme é belíssimo e tem cenas antológicas, com o namoro dos meninos no Hyde Park e a cena final. O tema é o orgulho de vencer os obstáculos.
De Campinas,
com informações do Grupo E-Jovem