Como está o caso dos 5 cubanos presos nos Estados Unidos?
As pessoas me perguntam: 'como está o caso dos 5 cubanos presos nos Estados Unidos?' Procuro responder, resumidamente, informando que após quase dez duros anos de cárcere, no começo confinados em solitárias, sem poder receber visitas de seus familiares
Publicado 23/02/2008 19:08
A qualquer instante, o processo poderá ser decidido por sentença a ser proferida por um painel de três juízes do Undécimo Circuito de Atlanta, estado de Geórgia.
É o momento de redobrar os esforços pela libertação dos 5 Patriotas. Por uma questão de justiça e pelos mais elementares princípios de direitos humanos. Os 5 Patriotas estão injustamente presos por dedicarem seu trabalho e suas vidas na luta contra o terrorismo.
Organizações sediadas em Miami arquitetam permanentemente atos terroristas contra pessoas e bens em Cuba.
Enquanto os 5 Patriotas continuam encarcerados, líderes terroristas confessos
como Luis Posada Carriles e Orlando Boch passeiam livremente pelas ruas de Miami.
Como podemos colaborar nessa luta pela libertação dos 5?
– Enviem mensagens individuais ou coletivas ao seguinte endereço eletrônico:
National Committee To Free The Cuban Five – info@freethefive.org ou escrevam para o mesmo Comitê: 2489 Mission St. # 24, San Francisco Ca, 94110; ou, se quiserem, enviem sua mensagem ao meu endereço eletrônico, que incontinenti repassarei ao Comitê norte-americano.
– Entrem no website: www.freethefive.org para conhecer detalhes da campanha e eventualmente colaborar financeiramente com o comitê americano.
É a pressão da opinião pública norte-americana, coadjuvada pelas manifestações públicas em centenas de países, a principal alavanca para a libertação dos 5.
Escrevam para cada um de seus correspondentes. Peçam que se empenhem nesta campanha. Fale com seus amigos advogados, procuradores, juízes, parlamentares, mas também com pessoas de todas as profissões. Não é preciso que sejam partidários de Cuba, simpatizantes da Revolução ou admiradores de Fidel e Raúl. Basta que tenham amor pela justiça, que defendam os direitos humanos, que lutem pela paz e pela fraternidade entre os povos.
Finalmente uma palavra sobre os 5:
a) todos eles são de uma dignidade, firmeza e honra pessoal inquebrantáveis e esta postura tem se mantido inalterada ao longo desses quase 10 anos, apesar das fortes pressões morais sobre eles exercida;
b) todos eles têm mantido uma impressionante e comovente lealdade política ao povo cubano e à Revolução, fruto de elevada consciência ideológica.
*Max Altman é do Comitê pela Libertação dos 5 Patriotas Cubanos e secretário de relações internacionais do PT.