Sem categoria

Índios libertam quatro dos 12 reféns presos desde 4ª

Indígenas da etnia Ikpeng, do Xingu, em Mato Grosso, libertaram no domingo (24) à tarde quatro dos 12 reféns que mantêm desde quarta-feira (20) na aldeia Moygú. Entre os libertados um é agente da Fundação Nacional do Índio (Funai) e os outros três são pes

As lideranças indígenas que tinham resolvido ir a Brasília no sábado (23) para negociar a libertação dos reféns desistiram da viagem.



Nesta segunda-feira (25), a Funai enviou uma agente indigenista para se reunir com os Ikpeng a fim de negociar uma solução para o caso. A proposta das lideranças indígenas é que o presidente da Funai, Márcio Meira vá até a aldeia Moygú para negociar com os indígenas. Márcio Meira, no entanto, descarta ir ao Xingu enquanto os reféns não forem libertados.



Os pesquisadores estão a serviço da Paranatinga Energia S/A e faziam o levantamento de impacto ambiental quando foram retidos no posto Pavurú, da Funai. Os reféns da Funai são também indígenas, e entre eles está o próprio administrador regional Tamaluí Meinako.



Na última sexta-feira (22) a Funai enviou três aviões para a aldeia Moygú para apanhar os líderes indígenas e levá-los a Brasilia para uma reunião com a direção da Funai.