Lucia Antony propõe instalação de lavanderias coletivas e restaurantes comunitários
A instalação de lavanderias coletivas e de restaurantes comunitários na cidade de Manaus, como forma de diminuir a sobrecarga da dupla jornada de trabalho que ainda recai sobre a mulher, é uma proposta defe
Publicado 25/02/2008 15:16 | Editado 04/03/2020 16:13
Lucia Antony anunciou sua proposta nesta sexta-feira, 22, durante a inauguração da nova sede da União Brasileira de Mulheres no Amazonas, no bairro São Geraldo, lembrando que esta é uma reivindicação do movimento organizado de mulheres.
De acordo com a parlamentar, pesquisa realizada pelo IBGE – PNAD 2007 aponta que as brasileiras representam 43,7% dos 97,6 milhões de pessoas economicamente ativas no país e 31% chefiam as famílias brasileiras. “Apesar da crescente participação feminina no mercado de trabalho e no provimento da família, há uma situação desfavorável para as mulheres, pois ainda têm que enfrentar a dupla jornada de trabalho, uma vez que ainda recai sobre as mulheres a maior parte das tarefas domésticas”, destaca.
Para Antony, cabe ao Estado criar equipamentos sociais que melhorem a qualidade de vida da população. Ela defende que é preciso diminuir o peso da dupla jornada sobre as mulheres, sem, entretanto transferir essa carga para os homens. “As lavanderias públicas e os restaurantes coletivos contribuem para reduzir o tempo gasto para lavar as roupas e cozinhar em casa”, justifica a vereadora, acrescentando que, por se tratar de investimento em infra-estrutura, a proposta foi encaminhada como indicação à Prefeitura Municipal de Manaus.
De Manaus
Rosangela Alanis