Perpétua garante: municípios do Acre terão telecentros comunitários
A inclusão digital ganha espaço no Acre.Cada município será contemplado com um telecentro comunitário completo.
Publicado 25/02/2008 18:21 | Editado 04/03/2020 16:10
O uso dos equipamentos tem como finalidade promover a inclusão digital através do aprendizado da informática. A notícia foi confirmada ontem, em ofício enviado pelo ministro Hélio Costa (Comunicações) à deputada federal Perpétua Almeida, que tem cobrado insistentemente a destinação das unidades para o Acre.
A parlamentar acreana já garantiu, através de emendas ao Ministério das Ciências e Tecnologias, a instalação de três salas de inclusão digital que atualmente funcional no Parque Capitão Ciríaco, no Horto Florestal e na Escola de Ensino Médio Ismael Gomes.
Os telecentros são constituídos, individualmente, dos seguintes equipamentos: computador-servidor, dez computadores em rede, data show (projetor multimídia), roteador wireless, impressora a laser, central de monitoramento remoto (câmera de vídeo), onze estabilizadores de voltagem, onze mesas para computador, mesa para impressora, mesa do assistente, armário e vinte e uma cadeiras multiuso.
O ministro comunicou à deputada que os telecentros serão entregues tão logo as prefeituras disponibilizem o imóvel onde funcionarão as unidades. Caberá aos prefeitos a responsabilidade de zelar pela segurança, conservação e manutenção das instalações e dos equipamentos.
As administrações municipais poderão oferecer cursos de informática básica (Windows, Word, Excel e navegação na rede Internet) aos moradores das localidades beneficiadas – que podem ser escolas, órgãos públicas, sindicatos, aldeias indígenas, sede de Organizações Não-Governamentais, e afins .
Segundo experiências registradas em várias cidades do país, as unidades atendem públicos extremamente carentes, como crianças e adolescentes matriculadas na rede escolar pública.
De Brasília Assem Neto
As turmas e horários serão definidas de acordo com a demanda de cada região. As prefeituras, gestoras dos telecentros, contratarão os instrutores.
A Internet banda larga tem velocidade de 256 kbps (de cinco a dez vezes mais rápida que a conexão discada) e permite softwares livres para reduzir gastos com licenças e permitir que o cidadão modifique os programas para se capacitar em áreas técnicas de seu interesse.
Os telecentros ficarão disponíveis 24 horas por dia, sete dias na semana. A própria comunidade define o horário de uso dos terminais e o tempo de acesso por pessoa.
“Infelizmente, milhares de famílias não têm condições de custear um curso completo de informativa. A inclusão digital é um programa que não pára e, no caso do Acre, o próprio Estado já proporciona esta oportunidade há vários anos”, disse a deputada.
“Considerando sua destacada liderança no Estado do Acre e a preocupação de Vossa Excelência com a inclusão digital e a execução dos programas federais, peço seu auxílio na orientação de cada prefeito destas localidades, no sentido de providenciar o mais breve possível o espaço adequado para o funcionamento destas unidades”, escreveu Hélio Costa á deputada. Os administradores municipais foram informados ontem mesmo, via gabinete da deputada, sobre a novidade.