300 famílias de sem-terra ocupam fazenda em Itatiba (SP)
Cerca de 300 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam na madrugada deste sábado (1) uma fazenda no munícipio de Itatiba, a 80 km da capital paulista. O comando da Polícia Militar na cidade confirmou à Agência B
Publicado 01/03/2008 15:57
De acordo com Rosely Maria Paini, uma das coordenadoras da ocupação, esta é a terceira tentativa recente das famílias do Acampamento Comuna da Terra Che Guevara de conseguir assentamento.
“Essas famílias ocuparam a Fazenda Belém, em Franco da Rocha, e depois a Fazenda Eldorado, em Valinhos, e foram despejadas [das duas]. E como não foram atendidas pelo programa de reforma agrária ainda, continuam acampadas sem nenhuma resposta e decidiram ocupar esta fazenda em Itatiba.”
De acordo com Rosely, a Fazenda Haras Rosa Sul – que foi ocupada – possui instalações para criação de cavalos, mas está vazia e estaria à disposição de uma imobiliária para loteamento.
Segundo comunicado do MST, a fazenda fica no quilômetro 108 da Rodovia Dom Pedro I e possui 300 hectares. Na avaliação de Paini, a terra é valiosa e a proximidade das áreas urbanas da Grande São Paulo permitiria a produção e a vida dessas famílias.
A cidade de Itatiba fica a cerca de 40 quilômetros da capital paulista, na região de Campinas. O comando da Polícia Militar de Itatiba disse que a ocupação foi pacífica porque a fazenda não está em operação aparente e é guardada apenas por caseiros. Ainda de acordo com o comando, a movimentação das famílias está sendo acompanhada, alternadamente, por um veículo da Polícia Militar ou da Polícia Rodoviária Estadual.
Em comunicado à imprensa, o MST “exige o assentamento imediato das famílias e a vistoria do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária], nas centenas de latifúndios improdutivos na região da Grande São Paulo e Campinas”.
Fonte: Agência Brasil