Conferência Municipal da Juventude em Rio Branco.
Sete temas são abordados na Conferência Municipal da Juventude em Rio Branco. Propostas serão apresentados ao evento estadual
Publicado 01/03/2008 18:06 | Editado 04/03/2020 16:10
Reunir os jovens para discutir os problemas enfrentados pela geração é a principal estratégia da Coordenadoria Municipal da Juventude na busca pelas possíveis soluções. A Conferência Municipal de Rio Branco aconteceu neste sábado, 1, com a participação de cerca de 350 pessoas.
Outra cidade que também realizou a etapa municipal neste sábado, foi Sena Madureira. No evento em Rio Branco, o coordenador municipal Gabriel Forneck fez a solenidade de abertura e logo iniciou os grupos de trabalho, divididos em sete temáticas.
As escolhas dos temas foram inerentes aos problemas que os jovens e a própria sociedade enfrentam. Os mais pertinentes à discussão, segundo Gabriel são: Meio ambiente, trabalho e renda, educação e sexualidade. Cada grupo deverá apresentar três respostas, totalizando 21, que serão encaminhadas à discussão nas conferências estadual e nacional.
Da Conferência Municipal em Rio Branco já saem dois representantes para a I Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, e 105 delegados para a estadual, sendo 21 representantes do poder público e 84 da sociedade civil organizada. Os demais municípios deverão enviar delegados proporcionais ao número de habitantes, que varia de 7 a 105, para o evento na capital, que acontece de 28 a 30 de março.
Sobre os resultados do que as conferências proporcionam, Gabriel comenta que o Acre esteve a frente nessas discussões quando criou a Secretaria de Estado da Juventude, ainda no primeiro governo de Jorge Viana. Quando o presidente Lula assumiu, e criou a mesma secretária no Governo Federal as experiências do Acre foram fundamentais nesse processo. ''O Acre participou de discussões dos programas Juventude Cidadão e do ProJovem'', diz o coordenador municipal.
As propostas das conferências municipais também são bases para planejamento de políticas públicas em âmbito municipal e estadual. ''As propostas que não são enviadas para a nacional são, de alguma forma, trabalhadas pelo município e Estado'', comenta Gabriel.
Ações para a juventude – O coordenador municipal diz ainda que importantes passos foram dados na política jovem do Estado. Ele ressalta a parceria da prefeitura de Rio Branco, através da coordenadoria com o Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho, na realização de doze cursos profissionalizantes, com 600 horas de qualificação, desenvolvido no prazo de seis meses.
Os cursos de alimentação, vestuário, web designer, madeira e móveis, biojóias, construção e reparo, serigrafia, turismo, alimentação, jornal comunitário, administração, agroextrativismo e eventos, foram desenvolvidos pelo Senac, Senar, Musicalizar e Reaje. A parceria foi de R$ 1,2 milhão.
Esse ano, Gabriel diz que serão destinados pelo Governo Federal R$ 4,4 bilhões, para serem utilizados até 2010 em benefício de 4 milhões de jovens na elevação da escolaridade e qualificação profissional.
É por esse motivo que ele acredita que discutir propostas seja a melhor forma de conhecer as necessidades e soluções para os problemas enfrentados pelos jovens, e aplicar também ações em que eles possam contribuir com a sociedade como um todo.
A I Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude acontece de 27 a 30 de abril, em Brasília.
Fonte: Agência de notícias do Acre.