Sem categoria

Sindicalistas da CTB entregam carta ao ministro Carlos Lupi

Lideranças sindicais de Caxias do Sul e Região, ligadas à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), aproveitaram a visita do Ministro do Trabalho Carlos Lupi a Festa da Uva para entregar carta contendo reivindicações e manifestação de apo

O documento pontua algumas das principais lutas dos trabalhadores, como a necessidade de ratificação, no Congresso Nacional, das Convenções 151 e 158, da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e a proposta de redução da jornada sem redução salarial. A carta também reafirma a posição dos sindicalistas contra o Fator Previdenciário e qualquer reforma que signifique diminuição de direitos. Pede ainda a ampliação da licença maternidade e a valorização dos aposentados.


 


O PAC na região


 


Além do tom reivindicatório, o documento destacou os esforços do governo federal na busca do desenvolvimento, sobretudo através do PAC. Os trabalhadores chamaram a atenção para a importância da realização de obras como a construção do aeroporto internacional e o trem regional. “Caxias ainda precisa de uma universidade pública que seja voltada para a qualificação técnica e formação humanista dos trabalhadores”, salientou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e Região, Assis Melo, que também é da direção da CTB. Abgail Pereira, da executiva nacional da central , destacou que é necessário investimento para a construção de mais creches públicas, um ginásio poli-esportivo e um centro de convenções para atividades culturais e de formação.


 


Para Abgail,  a entrega da carta ao Ministro se deu em nome de todos os trabalhadores, pois é representativa dos objetivos gerais das diferentes categorias.  “O objetivo é pedir o apoio público e a participação ativa do ministro Carlos Lupi junto ao governo federal”, explicou Abgail.


 


Desenvolvimento com mais direitos sociais


 


O documento foi entregue ao ministro em almoço, que aconteceu nos pavilhões da Festa da Uva. O evento contou com a presença da maioria dos sindicatos de trabalhadores e patronais, políticos da cidade e outras autoridades. Na solenidade, Carlos Lupi destacou o esforço do governo para o crescimento do país. “O desenvolvimento está acontecendo, mas devemos todos lembrar do trabalhador também na hora da divisão dos lucros”, ponderou.


 


Assis Melo, em declaração no ato da entrega da carta, pediu ao Ministro especial atenção às reivindicações apresentadas, e que o desenvolvimento contemple as melhorias para os trabalhadores e para povo. “Reconhecemos as ações do governo Lula voltadas para o desenvolvimento do país. Este crescimento precisa significar mais direitos para os trabalhadores, por isso pedimos que leve esta mensagem, em nome de todos os trabalhadores, para o governo federal”, disse.


 


De Caxias do Sul


 


Tyele Antonacci e Clomar Porto