Brasil tomará frente para mediar conflito entre Equador e Colômbia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está tomando medidas diplomáticas para tentar solucionar a crise que se instalou entre Colômbia, Equador e Venezuela. Segundo Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República, o governo brasilei
Publicado 03/03/2008 13:45
“O presidente Lula conversou com [o chanceler] Celso Amorim, que está tomando as medidas necessárias. Acho que nós vamos mobilizar toda a força da diplomacia brasileira e de outras capitais sul-americanas para reduzir ao máximo a tensão e procurar encontrar uma solução duradoura para esse problema”, disse Marco Aurélio Garcia em entrevista à rádio CBN, nesta segunda-feira (3).
Amorim foi designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar do assunto e deverá conceder uma entrevista coletiva esta tarde, em Brasília. As informações são da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.
Garcia contou ainda que Lula tem o assunto na pauta para o encontro com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. “Há interesse do Chile também em coordenar as operações”, afirmou.
“Agora, o mais importante é reduzir ao máximo a tensão”, disse. “Respeitamos as medidas dos países, não queremos interferir nas medidas internas, mas não podemos ser indiferentes”, completou.
Da redação, com agências
Leia também:
Equador e Venezuela condenam ação militar de Uribe
Sarkozy critica ação que matou líder das Farc
Colômbia faz que se desculpa por invadir Equador