Capa de gelo do Pólo Norte sumirá neste ano, afirma cientista
O doutor Olif Olheim, secretário-executivo do Secretariado Geral do Ano Polar Internacianal da Noruega afirmou na última sexta-feira (29/2) que, devido ao aquecimento global, a capa de gelo que se forma no Pólo Norte provavelmente se derreterá inteirament
Publicado 03/03/2008 13:12
Olheim, dedicado à pesquisa do clima polar durante cerca de 40 anos, foi diretor do Instituto do Ponto Polar da Noruega e afirmou que “é surpreendente a velocidade de derretimento da capa de gelo no Pólo Norte, causada pelo aquecimento global”.
O resultado de múltiplas monitorações mostra que durante as semanas mais quentes do último verão, a superfície da capa de gelo do Oceano Glacial Ártico baixou até 3 milhões de quilômetros, o nível mais baixo registrado na história. Essa cifra foi , em média, de 7,5 milhões de quilômetros até antes do ano 200, o que mostra que a partir daquela data o ritmo de aquecimento global se acelerou. A situação vai de mal a pior”, lamentou o cientista.
“Se a temperatura média deste ano na Noruega se mantiver no mesmo nível médio do ano passado, a capa de gelo sobre o Ponto do Polo Norte se derreterá por inteiro, durante os dias mais quentes do verão. A julgar pelo clima na atualidade, há a possibilidade de que tal situação realmente ocorra”, prognostoicou.
Olheim ainda previu que, mantido o nível atual de aquecimento global, os níveis dos oceanos subirão neste século cerca de um metro.