NY Times: diplomata americano no Brasil esteve com Reyes
O Embaixador Adjunto dos Estados Unidos no Brasil, Philip T. Chicola, também se reuniu com o “terrorista” Raúl Reyes, o dirigente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) assassinado no Equador pela Colômbia. A revelação consta de dois parágr
Publicado 06/03/2008 18:28
Segundo um documento do Departamento de Estado dos EUA, escrito pelo próprio Chicola em 1999 e liberado em 2004, a reunião secreta aconteceu na Costa Rica e estava presente, além de Chicola e Reyes, Olga Marín, filha de Manuel Marulanda, o dirigente principal da guerrilha colombiana.
Segundo o documento citado pelo NY Times, o objetivo da reunião era criar um canal de comunicação com as Farc durante situações de crise. Durante o ano de 1998 o guerrilheiro Raúl Reyes morava na Costa Rica e também se reuniu com o ex-presidente Rodrigo Carazo e com Óscar Arias, o atual presidente costariquenho.
Phil Chicola, como é conhecido, é Embaixador Adjunto no Brasil desde 2004. Cubano naturalizado americano, ele ingressou no Departamento de Estado em 1979 e se especializou em assuntos da América Latina. É um especialista da administração americana em dar suporte aos regimes autoritários da região.
Esteve a Guatemala (1984-86) e El Salvador (1988 a 1993) apoiando as respectivas ditaduras. A partir 1998 se tornou Diretor do Escritório de Assuntos Andinos na Divisão de Assuntos do Hemisfério Ocidental, responsável pelo desenvolvimento do “Plano Colômbia”.
Seu currículo está a disposição no site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.