Sem categoria

Obama levou mais delegados no Texas, mas perdeu as manchetes

A vitória de Hillary Clinton em três das quatro primárias democratas na noite de terça-feira(4) foram um alento para a campanha da senadora de Nova York e ex-primeira dama, mas merecem ser melhor entendidas. Porque na verdade, Hillary não venceu no Tex

No Texas, por exemplo, a votação direta define 55% do total de 228 delegados. Outros 67 são eleitos pelo caucus . E há 35 superdelegados, não eleitos. Consta que a vitória de Obama no Caucus acabou lhe garantindo mais delegados no Texas do que os eleitos por Hillary.


 


Diferentemente da disputa republicana que já tem John McCain matematicamente garantido, a batalha do lado azul do espectro político estadunidense ainda pode mudar.



Mas o que incomoda é a mídia brasileira ter ido na onda das primeiras manchetes da noite que davam a vitória no Texas para Hillary. No meio das matérias, até está explicado. Mas não nas chamadas e títulos.


 


No Estadão, consta: “A disputa nas prévias do Estado do Texas foi bem apertada. A ex-primeira-dama conseguiu 51% dos votos e Obama ficou com 47%. Dos 228 delegados do Estado, 126 são escolhidos por meio de votação direta. Após o fechamento das urnas, os eleitores participaram de um caucus, que indicará outros 67 delegado estaduais. Os 35 restantes são superdelegados, que são parte da direção do partido e não são eleitos pelo voto direto. Com 36% do caucus apurado, o senador tinha 52% contra 48% de Hillary”.


 


Já Lucas Mendes, para a BBC Brasil, explica: “No Texas ela ganhou a primária e perdeu no caucus (espécie de assembléias populares, que indicam uma parcela minoritária dos delegados do partido na convenção nacional que indicará o candidato).”