Vêm aí filmes sobre Bob Marley, Marvin Gaye, Dalí e Gardel
Está em alta em Hollywood a produção de filmes que contam a vida de lendas da música, da arte, da política e dos esportes. É na esteira dessa tendência que prsonalidades como Marvin Gaye, Salvador Dalí e Carlos Gardel terão, em breve, suas histórias passa
Publicado 06/03/2008 21:21
Com previsão de lançamento para 2009, o filme baseado no livro No Woman No Cry – My Life With Bob Marley, escrito pela viúva de Marley, vai contar o tumultuado relacionamento entre o cantor jamaicano, falecido em 1981, e sua esposa, Rita. O diretor norte-americano Martin Scorsese também planeja um projeto baseado na vida do cantor – neste caso, um documentário.
Já o mito da soul music Marvin Gaye terá sua vida contada no longa-metragem Sexual Healing, de Lauren Goodman. Baseado no livro Trouble Man, de Steve Turner, o filme foca nos últimos anos da vida do músico norte-americano – de sua saída da gravadora Motown ao seu exílio na Europa e sua morte, assassinado pelo próprio pai, em 1984.
No papel de Marvin Gaye estará o ator Jesse L. Martin – e no papel de Freddy Cousaert, o agente de seu último álbum Midnight Love, estará o ator James Gandolfini. As gravações terão início no próximo dia 15 de abril com locações em Massachusetts, Los Angeles e Europa.
Previsto também para 2009 está a cinebiografia do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí, Dalí & I – The Surreal Story. Dirigido por Andrew Niccol, de filmes como Gattaca – A Experiência Genética (1997) e O Senhor das Armas (2005), o filme será baseado no livro homônimo do comerciante de arte e amigo de Dalí, Stan Lauryssens.
A narração vai abranger o período 1960-1980 e contará a relação entre o artista e Lauryssens. O gênio da pintura será interpretado pelo ator Al Pacino que disse: “Sou um verdadeiro entusiasta desse projeto e de interpretar Salvador Dalí”. Já no papel de Lauryssens estará o irlandês Cillian Murphy.
A pintora norte-americana e ícone feminista Margaret Keane também será representada nas telonas pela atriz Kate Hudson no filme Big Eyes, de Scott Alexander e Larry Karaszewski. Nascida no Tennessee em 1927, Margaret ficou famosa por seus quadros de crianças com olhos grandes.
Está programada para ser filmada também a biografia do pugilista Victor “Young” Perez. Tunisiano de origem judaica, Perez venceu em 1931 e 1932, com pouco mais de 20 anos, o campeonato mundial de boxe, tornando-se o mais jovem campeão de pesos leves de todos os tempos. Vítima do holocausto, Perez, que será interpretado por Nicolas Cazalé, acabou morrendo no campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, em 1945.
O norte-americano Bobby Fisher, considerado por muitos o maior jogador de xadrez de todos os tempos, será retratado no filme Bobby Fischer Goes to War, dirigido por Kevin McDonald, o mesmo de O Último Rei da Escócia (2006). O enxadrista faleceu no último mês de janeiro.
Sua cinebiografia vai contar a célebre partida, batizada pela imprensa como “o encontro do século”, valendo o título de Campeão do Mundo de xadrez, disputada em 1972 em Reykjavík, capital da Islândia, contra o soviético Boris Spassky. Na ocasião, Fischer venceu Spassky e acabou se tornando o primeiro e único norte-americano a ganhar esse título até hoje.
O cineasta norte-americano Gus Van Sant, de Elefante (2003) e Paranoid Park (2007), está atualmente na cidade de San Francisco dirigindo o ator Sean Penn no longa Milk. Penn interpreta Harvey Milk, o primeiro político norte-americano declaradamente homossexual, eleito para um cargo público em 1977 e assassinado por um fanático homofóbico um ano mais tarde.
Por fim, o ator italiano Raoul Bova, acompanhado da atriz norte-americana Lindsay Lohan, fará reviver o mestre do tango Carlos Gardel em Dare to Love Me, do diretor mexicano Alfonso Arau.
Da Redação, com informações da Ansa Latina