Evaldo Lima – A História do Ceará e do Brasil em um passeio pelo Mucuripe

NA MORADA, FORTALEZA


 


O nosso passeio histórico-sentimental da Morada Fortaleza visita hoje um dos mais importantes cartões-postais

O poeta já cantava sobre as velas do Mucuripe, “vida, vento, vela leva-me daqui.” A Gente fica no Mucuripe na certeza de que a terra alheia não é o nosso lugar…


 


A palavra Mucuripe tem origem Tupi e significa Rio dos Mocós, referência a um pequeno roedor encontrado no lugar.


 


O Bairro do Mucuripe já foi retratado por José de Alencar,Suas paisagens foram eternizadas pelo pintor Raimundo Cela e pelas lentes do fotógrafo Chico Albuquerque. Seus jangadeiros tiveram sua história contada para o mundo todo  no filme “Its all true  do cineasta norte americano Orson Wells, na década de 40.


 


A história do Mucuripe, no entanto , começou muito antes. 


 


No início do ano de 1500, O espanhol Vicente Pinzón foi o primeiro navegante auropeu  a chegar ao Brasil no Mucuripe,  três meses antes de Pedro Álvares Cabral chegar em Porto Seguro.


 


O Mucuripe tem o sabor da liberdade de todos que lutaram contra a opressão e escravidão na terra da luz e de um dragão que vem do mar.


 


Francisco José do Nascimento, bravo jangadeiro, em solidariedade aos escravos , fechou o Porto do Mucuripe para o embarque de escravos, assim o Ceará foi a primeira província do Brasil a acabar com escravidão.


 


O bairro começou a ganhar fama como colônia de pescadores. Em setembro de 1940, Jacaré, Manuel Preto, Tatá e Jerônimo percorreram mais dois mil quilômetros numa jangada, rumo ao Rio de janeiro.Depois de 62 dias de viagem foram recebidos por Getúlio Vargas.A história ganhou repercussão em todo o mundo e chamou a atenção do cineasta Orson Wells.Ele veio a Fortaleza para filmar “ Its All True” , baseado na aventura dos quatro pescadores.


 


Nos fim dos anos 40 a urbanização chegou ao bairro. Na gestão do prefeito Acrísio Moreira da Rocha foi construída a Avenida Abolição. Anos mais tarde, o então prefeito Cordeiro Neto, transferiu as prostitutas para a zona do farol e os jangadeiros para a praia do futuro. A elite procurava disciplinar e higienizar um bairro de tradição popular.


 


O Mucuripe já foi habitado por índios , depois por jangadeiros, estivadores e prostitutas. Hoje é habitado por uma gente honesta e trabalhadora.


 


No passado, a praia do Mucuripe era a preferida dos mais ricos que construíram ali seus prédios e mansões, afastando os mais humildes do lugar.Hoje há um enorme contraste entre os espaços nobres  e a modéstia das casa proletárias, convivendo no mesmo espaço. A luta de classes existe de forma camuflada nos olhares de desconfiança dos ricos. No assombro de crianças pobres que se perguntam qual a razão de tamanha deigualdade.


 


Hoje o Mucuripe é um dos principais cartões postais de Fortaleza. No calçadão da praia , praticantes de cooper dividem espaço com os turistas que freqüentam a Beira-Mar. Mas, para além dos cenários turísticos há um povo digno e  trabalhador em  um canto do encanto pela sobrevivência. Uma gente digna e obreira que constrói uma nova história com o suor do trabalho e sobrevive num mundo adverso na aventurosa existência de caçadores furtivos do cotidiano nas ruas , praias, becos e morros do Mucuripe.