Barragens começam a mudar cenário de cidades

Ter água para o consumo e irrigação é o sonho de boa parte das famílias piauienses. Barragens construídas e ainda em obras já começam a mudar a realidade dessas pessoas no interior do Estado. Exemplos são as barragens de Poço Marruás (Patos do Piauí), Est

O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí (Idepi), Norbelino Carvalho, informa que a Barragem Poços de Marruás está quase pronta. Pelo menos 85% da obra já está concluída. A barragem, segundo o diretor, vai represar as águas do Rio Itaim, no município de Patos, para municípios próximos através de três adutoras. A barragem tem capacidade de armazenamento de 300 milhões de metros cúbicos de água e vai beneficiar diretamente 30 mil pessoas. “Se formos analisar de forma indireta, podemos dizer que pelo menos 100 mil pessoas serão beneficiadas graças à perenização dos rios Itain e Canindé”, afirma Norbelino Lira.



Confirmando a informação, o diretor de Engenharia do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Manoel Lira, explica que pelo menos seis municípios da região Sul receberão água da barragem. “A água de qualidade já está chegando, através de adutoras, a todo o município de Patos. Nesse local, as famílias já contam com água de qualidade tanto para o consumo como para a irrigação. Isso muda completamente a vida deles”, comenta o diretor.



O diretor informa ainda que as obras estão aceleradas na adutora que levará água para Jacobina e Simões. “Ainda este ano concluiremos a adutora que sai do Poço Marruás para beneficiar esses dois municípios”, garantiu o diretor.



Outras cidades, como Massapê do Piauí, Caridade e Curral Novo, já esperam pelo início das obras de mais uma adutora para que possam também serem beneficiadas com água da barragem. “É um grande trabalho que o Idepi está fazendo com afinco e rapidez para que possamos resolver o problema de falta de água nessas regiões”, comenta Manoel Lira.



Fonte: Ccom