Lula Morais destaca aniversário de 86 anos de fundação do PCdoB

O líder do PCdoB na Assembléia Legislativa, deputado Lula Morais, destacou, na sessão desta terça-feira (25/03) da Casa, o aniversário de 86 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil, comemorado hoje.

Lula fez um apanhado de fatos importantes da legenda a qual é filiado e ressaltou que o PCdoB é o colegiado mais antigo da história partidária brasileira. Segundo ele, a inspiração para que a legenda fosse criada veio da Revolução Soviética de 1917. “Cinco anos depois, em 1922, nascia o PCdoB, que fingou uma estaca na luta pela democracia e pelo socialismo”, lembrou.


 


O parlamentar afirmou que o seu partido enfrentou muitas derrotas, mas que também alcançou vitórias na luta por melhorias para a população. No entanto, ele considerou que a preservação da democracia é o maior desafio que o partido enfrenta atualmente.


 


De acordo com ele, os membros do PCdoB tiveram de se esconder durante 61 anos, porque eram impedidos de lutar. “Porém, os ideais do colegiado foram preservados”, garantiu, informando que o partido sempre sugeriu ações para solucionar os problemas da educação, da saúde, da cultura e da distribuição de renda.


 


O comunista também destacou outro feito histórico: a queda do muro de Berlim, na Alemanha, em 1989. Conforme Lula, quando isso aconteceu, muitas pessoas acreditaram que as premissas socialistas tinham sido superadas, “que ali era o fim”. Entretanto, ele assegurou que a ciência do Marxismo ainda é vivida mesmo depois de 20 anos da derrubada do muro germânico. “O socialismo é que vai mudar a nossa sociedade”, disse.


 


Lula Morais afirmou que, apesar das dificuldades vivenciadas atualmente, o PCdoB cresce e atua na defesa da paz e na luta por reformas na política, na distribuição de terras (agrária), na tributação, na educação e na mídia. “No caso da reforma política, queremos algo que não seja restritivo. Nos impostos, queremos que os ricos sejam penalizados, porque as grandes fortunas deveriam ser taxadas”, justificou.


 


O deputado também destacou ações de transparência do PCdoB, como a criação do portal – www.vermelho.org.br -, “que é o segundo mais visitado do Brasil”; a produção de um jornal; a construção de uma escola de formação política para a capacitação de quadros; e a formação de uma central de trabalhadores em favor da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Ele ressaltou que a legenda tem hoje mais de 230 mil filiados e que participa de vários movimentos em defesa dos direitos do negro, da mulher etc. Também disse que o maior feito do PCdoB foi a vitória de Lula para a presidência. “Atuamos em todas as frentes”, falou.


 


Em aparte, o deputado Artur Bruno (PT) parabenizou Lula pelo discurso e pelos 86 anos do PCdoB. Ele disse que aprendeu a respeitar o colegiado comunista, “que é o partido mais importante do País”.


 


Por fim, Lula ressaltou que hoje é comemorado o dia em que o Ceará aboliu a escravatura e parabenizou a Rádio Dragão do Mar por seus 50 anos de atuação, também festejado hoje.


 


Fonte: www.lulamorais.com.br