Sem categoria

Ataques contra milícia de al-Sadr já mataram 280 no Iraque

Mais de 280 pessoas morreram em seguida à operação iniciada pelo governo do país contra a milícia xiita Exército Mahdi, liderada pelo religioso Moqtada al-Sadr. Os ataques contra a facção da resistência começaram em Basrá há uma semana e já se espalharam

Líderes do Exercito Mahdi rejeitaram neste sábado um ultimato dado pelo premier Nuri al-Maliki e advertiram que não entregarão as armas. A resistência xiita se apoderou de Basrá, no sul do Iraque, em seguida ao início do ataque das tropas de segurança iraquianas.



A posição da resistência xiita foi anunciada por Haidar al Jaribi, um dirigente do movimento em Najaf, a cidade santa do sul do país. O governo e o comando das tropas de ocupação quebraram a trégua bilateral acertada há meses entre a resistência xiita e os ocupantes.



Fontes do serviço de saúde disseram que contaram pelo menos 133 mortos e 647 feridos apenas no bairro Sader, considerado pelas autoridades do país em um “reduto” do Exército de Mahdi.



Os hospitais, disseram as fontes, estão superlotados. Os confrontos continuam também em outras zonas da capital iraquiana.