Cuba ampliará os serviços das telecomunicações
A Empresa das Telecomunicações de Cuba S. A. (Etecsa), informou que com base num processo de investimentos, tem condições para prestar o serviço de telefonia celular à população, que foi introduzido com limitações no país em 1991.
Publicado 29/03/2008 15:01
Numa nota publicada em meios nacionais de imprensa, a Etecsa informou que priorizou um programa de investimentos que permitirá dar início à ampliação dalguns serviços em função do desenvolvimento das telecomunicações na Ilha.
A informação acrescenta que os investimentos serão possíveis pela obtenção de créditos e pelas tecnologias com países amigos.
Precisa que se dará prioridade aos municípios onde se prestam menos serviços de telefonia e nos assentamentos populacionais com mais de 300 habitantes que ainda não dispõem do serviço telefônico.
Numa primeira etapa, o serviço de telefonia será coletivo.
Quanto à telefonia celular, será formalizada por meio de contrato pessoal na modalidade de pagamento adiantado. Este serviço será presta em CUC — o peso conversível cubano — “o qual permitirá sufragar o desenvolvimento da conectividade por cabo que tem um importante papel na informatização da socieade, assim como a introdução de novos serviços telefônicos em moeda nacional “.
A imprensa nacional acrescentou que o Ministério da Informática e das Comunicações informou que divulgará em breve os regulamentos que garantam ordenada e progressivamente a implementação e o controle deste programa.