Sem categoria

Religiosos advertem dalai-lama a não prejudicar unidade

Muitas personalidades religiosas do Tibete alertaram o dalai-lama na última sexta-feira (28), por meio dos veículos de imprensa nacionais e estrangeiros, a respeitar a Constituição e as leis da China e não prejudicar a unificação do país e a união naciona

Os Budas Vivos Dupkang Tupden Kedup, Comoinling Dainzin Chilai, Sangdang Dorje Phakmo, Dechen Chodron e Dupkang Tupden Kedup concederam uma entrevista à delegação de 19 veículos internacionais de imprensa.



Segundo eles, o dalai-lama deve abandonar a idéia de separação do Tibete da China e se comprometer a não mais promover ou patrocinar quaisquer atividades separatistas. ''Deste modo, o canal de contato com o governo central é livre'', afirmaram os religiosos,



O vice-presidente da Associação de Budismo, o Buda Vivo Comoinling Dainzin Chilai disse que deseja que os veículos reportem objetivamente o incidente violento em Lhasa para que o mundo conheça os fatos.



Indenização especial



Em nota publicada na última sexta-feira, o governo da Região Autônoma do Tibete anunciou que oferecerá indenizações especiais aos familiares dos 18 civis assassinados nos distúrbios em Lhasa. Cada família receberá 200 mil yuans.


Segundo o anúncio, o governo regional está pesquisando as medidas de assistência aos civis inocentes feridos e às lojas e casas destruídas no incidente.