Lula envia mensagem a Sarkozy e pede libertação de Betancourt
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou hoje uma mensagem de solidariedade ao presidente da França, Nicolas Sarlozy, ao saber do seu apelo pela libertação da senadora Ingrid Betancourt. A franco-colombiana é mantida como refém das Forças Armadas
Publicado 01/04/2008 22:16
“O presidente Lula manifesta sua solidariedade irrestrita para com o chamamento do presidente Sarkozy, na convicção de que é urgente salvar todos aqueles que se encontram em situação de risco extremo de vida”, diz a nota divulga pela assessoria do Palácio do Planalto.
A nota informa também que Lula conversou por telefone com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, hoje e exortou ao colega a necessidade chegar a “no mais breve prazo possível uma solução humanitária que permita a pronta libertação dos reféns” das Farc.
Na conversa, Lula e Uribe trataram também da próxima reunião de Chefes de Estado da União de Nações Sul-Americanas, prevista para ter ocorrido na semana passada em Cartagena, na Colômbia, e adiada.
Ex-candidata à Presidência da Colômbia, Ingrid Betancourt é mantida refém pelas Farc há seis anos e, segundo as últimas notícias, seu estado de saúde é delicado.
O marido de Betancourt, Juan Carlos Lecompte, esteve ontem no Brasil, onde pediu a ajuda do presidente Lula nas negociações para a libertação da refém.
Fonte: Agência Brasil