Sem categoria

Porto Alegre: festa tem clima de largada para eleição

A festa era dos 86 anos do PCdoB, mas a noite foi de exaltação à candidatura de Manuela D'Ávila à prefeitura de Porto Alegre. Mais 1,5 mil pessoas lotaram o salão de eventos do clube Farrapos na sexta-feira (28) à noite, no que se tornou um grande ato pol


Representatividade política
Por lá estiveram, entre outros, o prefeito José Fogaça (PMDB); o presidente estadual do PT, Olívio Dutra; o presidente estadual do PPS, deputado estadual Berfran Rosado e o presidente municipal, deputado estadual Paulo Odone; os presidentes estadual e municipal do PSB, Kaleb Oliveira e Ciro Machado; Balbo Teixeira, que é prefeito de São Gabriel e presidente estadual do PR, e o presidente municipal da sigla, Coronel Bonete; o deputado federal Beto Albuquerque (PSB); o deputado estadual Adão Vilaverde (PT); o deputado estadual Raul Carrion (PCdoB); o vereador da capital, Elói Guimarães (PTB); e representantes do PTN e PSC, entre outros. O PCdoB estava representado pelo membro da direção nacional do partido, João Batista Lemos, além do presidente estadual, Adalberto Frasson e do presidente municipal, Maurício Nunes.


 


Ampliação
A novidade, quanto às perspectivas de aliança eleitoral, foi a declaração do presidente municipal do PPS, feita no discurso de saudação. Odone afirmou que vê com bons olhos uma aproximação com o PCdoB, e não descarta uma aliança no primeiro turno. ''Temos pela frente uma eleição com dois turnos. Mas, por que não uma aliança já no primeiro?''


 


Bloco
Tanto o deputado Beto Albuquerque, como o presidente do PR, Balbo Teixeira,  que representam partidos que já decidiram pelo apoio à candidatura, fizeram discursos entusiasmados. Albuquerque falou da busca pelo envolvimento da sociedade, por um ''projeto novo'' para Porto Alegre. ''Reunir forças e esforços. Construir idéias e propostas e consolidar o novo, que represente a inovação para a capital'', disse. Teixeira reafirmou a convicção do seu partido na construção da candidatura. ''Esta união representa, acima de tudo, o anseio por uma nova Porto Alegre''.


 


 


O presidente estadual do PCdoB disse que o partido está motivado diante deste novo e grande desafio, que é a disputa pelo governo da capital gaúcha. Segundo ele, é uma jornada repleta de significados para os comunistas. Trata-se de uma cidade que tem tradição democrática e avançada, que abrigou muitos eventos importantes, como o Fórum Social Mundial.


 


 


Respeito
O presidente estadual do PT, Olívio Dutra, reconheceu a importância da trajetória do PCdoB, e sua defesa intransigente dos anseios populares. Também fez referência à candidatura de Manuela. Considerou como uma importante definição do partido, que reforça a luta dentro do campo democrático e popular.


 


 


Desenvoltura
Nem mesmo a febre de 39 graus, por causa de um resfriado, abalou a disposição de Manuela. A deputada foi muito requisitada pelos presentes, que não lhe davam folga, em busca de uma conversa e muitas fotografias.


 


 


No discurso, enfatizou que seu projeto será baseado no diálogo e na amplitude.  Características que ela credita à própria conduta política que marca os 86 anos do PCdoB. ''Tenho muito orgulho de representar um projeto que quer o novo para Porto Alegre. Que quer construir uma nova proposta para a cidade enfrentar seus velhos problemas, porque Porto Alegre não é conformista e nem se acomoda'', disse. Ela também fez questão de homenagear os 236 anos de Porto Alegre, completados no dia 26.


 



Improviso e samba
O rapper Malik, da Nação Hip Hop Brasil, surpreendeu. Subiu no palco, no encerramento do ato político, e fez um ''repente'' em homenagem aos 86 anos do PCdoB. Malik ''levantou a massa'', e ainda puxou um ''parabéns a você'', que foi cantado por todos os presentes.


 



Após o ato político e o jantar, as comemorações de aniversário do PCdoB e de Porto Alegre ficaram completas. O encerramento da festa foi com muita cultura popular, com as apresentações das escolas de samba Império da Zona Norte, campeã do carnaval 2008, Imperatriz Dona Leopoldina e Estado Maior da Restinga. E o povo, caiu no samba.


 


 


Clomar Porto
Fotos: Nabor Gularte e Edu Andrade