Sem categoria

Paulo Henrique Amorim: 'Folha' elege Serra para presidente

A revista Carta Capital que está nas bancas tem uma reportagem de capa de Luiz Antônio Cintra – “Dias difíceis para José Serra” – e uma entrevista de Maurício Dias com Aécio Neves – “A Hegemonia de São Paulo tem que acabar”. A reportagem tem o

Essa é uma notável contribuição do presidente eleito José Serra à história do Brasil: promover um leilão de usinas que não lhe pertencem – porque as usinas são do governo federal – e ninguém se interessar. O Conversa Afiada antecipou que o presidente eleito queria vender a espuma das águas das usinas…


 


Porém, o que parece mais relevante do ponto de vista político é a entrevista de Aécio Neves a Maurício Dias. (A propósito, a administração tucana de Caio T. – “T” de Tartufo – Costa no iG não tinha o hábito de chamar a Carta Capital na capa. Muito menos Mino Carta. Os dois só iam para a capa quando eu trabalhava lá – e na capa … E o Nassif? E o “dossiê Veja”? Também não merecem a capa do iG. Cuidado, Nassif, backupa tudo, antes que o “T” te tire do ar…)


 


“É preciso mudar o eixo da política nacional” – diz Aécio. “Candidatura autêntica não é projeto pessoal”. “FHC respeita a nossa aliança”, diz Aécio. (A propósito, não se iludam: Aécio confia em FHC tanto quanto confiava seu avô: não confia nada…) O que significa que Aécio vai jogar o jogo para valer.


 


Serra não vai sair candidato pelo PSDB como quem faz um passeio na raia. Vai encontrar Aécio pela frente – e todos os partidos que ele reunir à sua volta. (Na eleição para a prefeitura de São Paulo, Serra não consegue reunir nem o partido dele, o PSDB…)


 


Ao lado de Aécio, também, conta um sentimento que se generaliza: chega de São Paulo. Aécio é candidato a presidente e pode ter o apoio do apoio do presidente Lula. E não se iludam. Lula tem sobre Serra a mesma opinião de Ciro Gomes. Diz Ciro, também na Carta: “… (Serra) É um sujeito sem nenhum escrúpulo”.


 


Se vocês ouvirem uma frase atribuída a Lula – nessa cadeira aqui senta qualquer um – menos o Serra – sugiro acreditar nela. Mas, para a Folha, três anos antes da eleição, o presidente eleito está eleito.


 


Para o Conversa Afiada, que dispõe de muito mais recursos de sondagem que o Datafolha, Serra, porém, tem menos chance de ser presidente da República que o Vesgo do Pânico.


 


Em tempo: leitor do Conversa Afiada sugere que no dia 15 de novembro de 2010 se substitua a eleição pela divulgação de um Datafolha.