Perpétua: apoio à inclusão

 A deputada federal Perpétua Almeida (PcdoB), que desde seu primeiro mandato incentiva a criação de escolas e novos cursos profissionalizantes, manifestou todo o apoio à iniciativa do governo de criar Escolas Técnicas Federais.













Perpétua em mesa debatora da escola técnica: apoio incondicional ao governo


 


 


Audiência Pública realizada no auditório do Sebrae, na sexta-feira (28), debateu a implantação da Escola Técnica Federal do Acre.


Serão instaladas unidades em Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, dentro do programa do governo federal para a criação de mais de 3 mil  novas escolas técnicas no país.


O Brasil tem mais de 35 milhões de brasileiros com idades entre 16 a 24 anos, cujo desemprego atinge 24% desse total, ao mesmo tempo em que o percentual de jovens dessa faixa etária fora da escola chega a 18%.


 Potencializar a atuação dando a esses jovens a oportunidade de aumentar a auto-estima com uma profissão ao mesmo tempo em que dão prosseguimento aos estudos é a intenção do governo federal, uma vez que o diploma de nível superior não é acessível a todos. Situação observada em todos os países do mundo.


A fundação da Escola Técnica Federal do Acre irá potencializar o trabalho do governo do estado através do Instituto Dom Moacyr e auxiliar no trabalho desenvolvido pelo sistema “S” na formação e profissionalização de jovens e adultos.


Para a deputada Perpétua Almeida (PcdoB), que  destinou uma emenda de R$ 100 mil para o Instituto profissionalizante Dom Moacyr e desde o início de seu primeiro mandato (como vereadora por Rio Branco em 2002 e nos dois mandatos na câmara dos deputados), vem disponibilizando apoio à entidades que trabalham com a profissionalização de jovens, esse é um momento de alegria e reflexão.


“Todas as semanas as páginas policiais dos jornais de Brasília manchetam a prisão de algum acreano por tráfico de drogas. A relação disso com o desemprego é inegável. Nosso jovem é atraído para o crime muitas vezes por falta de oportunidade em conseqüência da falta de qualificação para disputar vagas em um mercado de trabalho cada vez mais exigente. As escolas técnicas podem suprir grande parte dessa necessidade. “, disse a deputada.


Estudos comprovam a correlação entre escolaridade e preparação e nível salarial que aumenta em 15% com o ensino fundamental completo, 18% com o nível médio e 23% com o nível superior