Sem categoria

TV Brasil abre espaço para jornalismo produzido pelo cidadão

O quadro “Outro Olhar” foi criado para ser um espaço da sociedade no telejornal Repórter Brasil, transmitido às 21 horas pela TV Brasil. É um espaço inédito para quem produz conteúdo informativo, como reportagens, entrevistas ou imagens.

Uma das missões do jornalismo público é exatamente a de provocar debates, mantendo espaços permanentemente abertos para o contraditório. É nesse sentido que o quadro Outro Olhar é uma importante conquista da sociedade, que pode agora mostrar, direta e amplamente, as diferentes visões sobre um mesmo tema.


 


No mês passado, foi exibida uma série de reportagens sobre a indústria cultural. A produção foi do coletivo Catarse, do Rio Grande do Sul. Semana passada, foram mostrados depoimentos sobre Transporte Cidadão, uma saída em tempos de caos e tráfego. A realização foi do Museu da Pessoa, de São Paulo.


 


No Outro Olhar, o cidadão pode mostrar as histórias da sua redondeza, os assuntos que mexem com a vida dele. A idéia é que o produtor independente (profissional ou amador) participe da TV Brasil com a sua visão dos fatos sobre os mais variados temas.


 


Como participar:


 




    • Com vídeos de até 5 minutos (a duração máxima de exibição no telejornal é de 3 minutos);

    • Informações necessárias: título, sinopse básica, formato suporte, duração, ano da produção, nome dos realizadores;

    • Endereço para envio: Janaina Rocha/Outro Olhar/TV Brasil EBC – Empresa Brasil de Comunicação – SCRN 702/03 – Bloco B – nºs 16 e 18 – Ed. Radiobrás – Brasília – DF – CEP 70.720-620

    • Por correio, envie: Fitas Mini DV, DVCAM, BetaCAM ou DVD (gravado em dados);

    • Produções em formato digital (inclusive de Celulares e Máquinas Fotográficas Digitais) também podem ser enviadas diretamente via FTP (internet banda larga) – neste caso, entrar em contato para receber as instruções;

    • É necessário que sejam enviadas também duas cópias de um Termo de Cessão de Direitos Autorais assinado pelo realizador ou por um representante da instituição produtora. O termo está em www.tvbrasil.org.br/reporterbrasil;

    • Uma equipe fará a análise e seleção do material recebido, que poderá ser utilizado, ou não, nos telejornais. Será avaliado se a reportagem dá voz a todos os lados envolvidos, se precisa de auxílio da redação da TV Brasil para ouvir alguma parte, se o texto é de fácil compreensão para todos os telespectadores.

    • Contatos: outroolhar@tvbrasil.org.br

 


Fonte: Abepec