UJS elege 12 na Conferência Estadual de PPJ do Pará

Em um estado grande e cheio de particularidades como o Pará, a 1ª conferência estadual de políticas públicas de juventude termina com saldo positivo, para um debate ainda muito restrito, no estado.

Como um primeiro espaço aberto para o tema, uma primeira experiência de debater e construir as PPJ com os próprios movimentos sociais, a 1ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude do Estado do Pará, conseguiu respeitar as particularidades regionais e envolver os diversos segmentos onde a juventude se apresenta.



Nessa perspectiva, mesmo sem conseguir envolver todos os municípios e trazer todos os delegados eleitos nas etapas regionais, a conferência cumpriu o papel de fomentar a discussão em todo o estado. O maior desafio agora é  elaborar um Plano Estadual de PPJ, que leve em consideração todas essas particularidades e as principais necessidades da juventude paraense.



“É uma grande oportunidade e um grande desafio para a juventude do Pará a discussão das PPJ. Precisamos nos apropriar desse debate, se não se torna um debate apenas do governo e os jovens não conseguem garantir suas pautas e uma nova visão de PPJ. Durante os 12 anos de governo tucano as PPJ aqui no estado, as PPJ eram medidas repressivas contra os jovens infratores, era o sucateamento do ensino público, era a desvalorização da força de trabalho jovem. Hoje, temos governos democráticos que valorizam e incentivam a participação popular na construção dessas políticas públicas.” Defendeu o presidente da UJS, também presidente do Conselho de Juventude do Pará, Rodrigo Moraes.



A UJS garantiu 12, das 36 vagas disputados pela sociedade civil, elegendo como delegados várias lideranças das regiões e ainda deve eleger mais um delegado do Poder Público para a Conferência Nacional, demonstrando força e unidade entre si e uma grande capacidade de diálogo com os outros segmentos, além, é claro, de propostas consistentes para as PPJs no Estado, muitas delas aprovadas para compor o Plano Estadual de PPJ e encaminhadas à Conferência Nacional.


 


De Belém


Maíra Nogueira