Sem categoria

UNE conquista mais bolsas integrais para o ProUni

Aconteceu no último sábado (29) o primeiro encontro dos estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni), em Nova Iguaçu (RJ). O encontro fez parte do 3º Fórum Mundial de Educação. Durante o eveto o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou um

Além do ministro, também participaram do encontro do prefeito de Nova Iguaçu e ex-presidente da UNE (1992/93), Lindenberg Farias e do diretor do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti, e aproximadamente dois mil estudantes.


 


Representantes da UNE entregaram ao ministro Fernando Haddad a Carta de Nova Iguaçu, um documento que aponta sugestões dos estudantes beneficiados do ProUni, no Rio de Janeiro, para a melhoria do programa.


 


A carta se assemelha à que foi entregue ao ministro em 2007, no encontro municipal do ProUni, em São Paulo. Entre as principais reivindicações estavam: mais clareza de critérios e informações sobre o programa, regulamentação única para as instituições de ensino participantes do programa, incentivo de ingresso em cursos de pós-graduação e fim da exigência de comprovação de renda anual.


 


O ministro destacou ainda a possibilidade de que os alunos beneficiados optem pelo fiador solidário, o que facilitaria a adesão ao programa e o aumento no prazo de quitação da dívida pelos beneficiados.


 


Foi anunciado também, pelo prefeito da cidade, a adesão da meia-passagem aos beneficiados do ProUni, em Nova Iguaçu, a partir da próxima segunda-feira (7).


 


Para a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, e também para outros representantes do movimento estudantil, “essas conquistas são uma demonstração de que quando a gente luta e se organiza, as vitórias acontecem”, comemorou.


 


A UNE reforça ser de suma importância a conquista destas vagas nas universidades pelos jovens, mas lembra que não se pode deixar de pensar em políticas de assistência estudantil para que se tenha a manutenção deste benefício, ou seja, a permanência dos bolsistas na universidade.


 


Para o presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), Daniel Iliescu “o encontro do ProUni dá ao estudante a perspectiva de que, participando do programa, ele consiga alcançar uma vaga na universidade e, assim, fazer parte de um plano de expansão e acesso ao ensino superior, colaborando para a melhoria do ensino no País”.


 


Fotos: Vitor Vogel