Assis Melo é reeleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul
Os últimos três dias no sindicato dos metalúrgicos foram de muito trabalho e bastante expectativa. As eleições sindicais aconteceram em clima de união e solidariedade. O resultado do pleito elegeu, com 96,37% dos votos, a Chapa Única ''Classista por No
Publicado 06/04/2008 21:19 | Editado 04/03/2020 17:11
Para coletar os votos, 16 urnas percorreram as 200 maiores indústrias de Caxias do Sul e Região. Outras duas ficaram na sede central do Sindicato. Aptos a votar, estavam 11.445 trabalhadores. 86% dos eleitores que estão na ativa votaram, demonstrando grande apoio ao trabalho desenvolvido pela atual direção e superando as expectativas da comissão eleitoral.
Às 18 horas desta sexta-feira (4), a eleição foi encerrada com tranqüilidade e em clima de comemoração entre amigos, funcionários e diretores do sindicato. Uma hora depois, a apuração dos votos começou a ser feita. No final do levantamento dos votos, Assis Melo comemorou os números da sua reeleição. “Essa votação nos trás o orgulho de um trabalho bem feito, mas também uma responsabilidade cada vez maior para poder corresponder às expectativas que os trabalhadores depositam na nossa direção, que já vai para o terceiro mandato sem oposição” – concluiu o presidente.
A diretoria reeleita tomará posse do novo mandato no dia 5 de dezembro deste ano, e ficará à frente do sindicato até 2011. As principais propostas da Chapa Classista são: Lutar pelas 40 horas semanais – Redução da Jornada de Trabalho sem Redução Salarial, para gerar mais empregos e qualidade de vida; Lutar pela ratificação da convenção 158 da OIT, que não permite demissão imotivada; Luta permanente pela valorização dos salários da categoria; Lutar pela implementação da OLT – Organização no Local de Trabalho – , para a ampliação de direitos e da democracia dentro das fábricas; Aumento do piso salarial para R$ 1.000, para combater a rotatividade; e o pagamento mais justo da PLR- Participação nos Lucros e Resultados.
Presidente Reeleito:
Assis Melo, 46 anos, é soldador e funcionário da Marcopolo há 21 anos. Sindicalista desde 1987, é também membro da diretoria nacional da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil –, presidente do PCdoB – Partido Comunista do Brasil – em Caxias do Sul.
Diretoria executiva:
Presidente: Assis Melo, Vice-presidente: Leandro Clodoveu Velho, Secretário geral: Jorge Antonio Rodrigues, Primeiro secretário: Renato José F. de Oliveira, Tesoureiro geral: Werner Diehl, Primeiro tesoureiro: João Cleber Lima Soares, diretor de Formação: Antonio Carlos Silveira dos Santos, diretora do departamento Feminino: Eremi Fátima da Silva Melo, diretor do departamento de Imprensa: Alberto do Nascimento Gonçalves, diretor do departamento Intersindical: João Maria Rodrigues do Santos, diretora do departamento de Saúde: Jusmari Borges do Santos, diretor do departamento de Esportes Cultura e Lazer: Carlos André Nora, diretor do departamento de Patrimônio: Paulo Cesar B. de Almeida, diretor de departamento de Automação: Leomar da Silva e diretor do departamento Jurídico: Luis Carlos de Oliveira Ferreira. Além destes nomes, o sindicato conta com mais 109 diretores de base.
O Sindicato
A base do sindicato tem mais de 40 mil trabalhadores, e abrange os municípios de Antonio Prado, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Pádua e Vale Real. Caxias do Sul e região formam o principal pólo metal-mecânico do estado.
O sindicato foi oficialmente fundado em 06 de março de 1933. Neste ano a entidade completou 75 anos.
Tyele Antonacci