Ibope: Fogaça perde para Manuela ou Rosário num 2º turno
A primeira pesquisa Ibope para a prefeitura de Porto Alegre realizada este ano mostra uma disputa acirrada entre três pré-candidatos. Destacam-se no levantamento o prefeito José Fogaça (PMDB), que vence em todos os cenários de primeiro turno, Maria do Ros
Publicado 06/04/2008 21:26
Realizada entre os dias 30 de março e 2 de abril, a pesquisa apresenta três cenários de disputa no primeiro turno. No primeiro deles é incluído José Fortunati (PDT). No segundo, Fortunati é substituído por Vieira da Cunha (PDT). E no terceiro são excluídos os pré-candidatos do PDT, como Mônica Leal (PP). Nenhum desses cenários altera significativamente os índices de Fogaça, Rosário e Manuela.
Num eventual segundo turno, a pesquisa indica que Fogaça perderia em dois dos oito cenários. Manuela venceria com 44% das intenções de voto contra 39% do prefeito. Rosário obteve 43% contra 40% de Fogaça, o que mostra empate técnico.
O Ibope perguntou aos eleitores em quais candidatos não votariam de jeito nenhum. Fogaça obteve o maior percentual (32%), seguido pela candidata do PSOL, Luciana Genro (22%), Rosário (21%) e o candidato do PSDB, Nelson Marchezan Júnior (21%). Manuela é a que teve menor rejeição (15%).
Segundo a pesquisa, Fogaça tem maior apoio entre os homens de 16 a 24 anos (10%) e acima de 50 anos (10%). Rosário e Manuela tem maior apoio na faixa etária de 40 a 49 anos (10% ambas) e Rosário tem 12% de apoio entre aqueles que tem nível superior.
Dos entrevistados 56% não sabe ou não opinou sobre o seu candidato a prefeito para a cidade e 11% declararam que votariam em branco ou nulo. O maior índice entre os que não sabem em qual candidato votar está na faixa dos 16 a 24 anos (63%).
Foram entrevistadas 602 pessoas, a partir de 16 anos com difrentes faixas de escolaridade e renda familiar. A pesquisa também perguntou como a pessoa se sente com relação a vida que vem levando e 67% dos entrevistados se disseram satisfeitos com a vida que leva e apenas 27% insatisfeito.
Veja abaixo os números dos principais resultados:
Clique aqui e veja a íntegra da pesquisa.
Fonte: Da redação, com informações da Zero Hora