Bela Cruz: Paralisação de servidores reivindica negociação

Servidores de várias categorias do município de Bela Cruz se concentram nesta sexta-feira, a partir das 8h, em frente à Câmara Municipal para exigir a reabertura das negociações

Os servidores do município de Bela Cruz, distante cerca de 230 km de Fortaleza, na região Norte do Estado, tem realização uma série de manifestações em defesa da valorização dos profissionais do magistério da cidade. Na última assembléia geral dos servidores públicos, realizada no último dia 12 de abril, foi marcada uma paralisação geral de 24 horas, envolvendo todas as categorias, para esta sexta-feira (18).


 


O sindicato tenta reinstalar a mesa de negociação com o prefeito Eliésio Rocha Adriano (PMDB), conhecido como “Cachimbão”, que não vem se mostrando disposto a negociar com a entidade. Ele está na prefeitura desde 2003, quando assumiu o restante do mandato de Maria Vanúsia de Oliveira Sousa (PSDB), que foi cassada. Adriano foi reeleito em 2004.


 


Os sindicalistas acusam o gestor de intimidar lideranças e participantes do movimento, com perseguição política e transferências injustificadas. As principais reivindicações são o pagamento do salário mínimo, já que existem servidores que recebem menos de R$ 415,00, e a atualização do Plano de Cargos e Carreira dos profissionais do magistério, já que o atual inibe progressões funcionais – não prevê sequer incentivo por titulação.


 


 


De Bela Cruz,


Daniel Fonseca