Internet vai destruir a democracia, diz diretor de Hollywood
A Rede Mundial de Computadores assusta Barry Sonnenfeld. “Tenho medo da internet por inúmeras razões”, disse o diretor dos filmes da série Homens de Preto, durante discurso no show da Associação Nacional de Emissoras de Rádio e TV, em Las V
Publicado 17/04/2008 18:23
“O meio é a mensagem – e o meio invadiu nossas casas e tomou conta de nossas cabeças. O que mais assusta é o caráter hipnótico da rede”, alardeou. “A internet é tão onipresente que as crianças e os jovens passam o dia todo nela.” Sonnenfeld teme que as crianças de hoje cresçam “sem ter noção do direito à privacidade e, na realidade, sem compreender a necessidade dela”.
“Como a geração do Facebook não está preocupada com o que as pessoas sabem sobre ela, esses jovens não farão objeção a supervisão, espionagem e intervenção governamentais ainda maiores”, opinou. “Acharão o máximo que a internet será capaz de acompanhar cada passo que dão.”
“Suspeito que estejamos diante da última geração de americanos que vive na democracia”, prosseguiu Sonnenfeld. “O totalitarismo não está longe no futuro, e a próxima geração vai enveredar por esse caminho alegremente.”
O diretor apresentou, no entanto, um consolo: “Minha única esperança é que a administração Bush tenha criado um caos tão profundo – social, econômico e ambiental – que talvez a próxima geração se ressinta da maneira egoísta em que a nossa destruiu seu futuro e resolva deixar o computador de lado.”