Câmara lançará frente em defesa da indústria marítima

Na próxima quarta-feira (23), será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Marítima Brasileira, uma proposta do deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB/RJ). O ato, que será no Salão Nobre da Câmara dos Deputados às 14h, reunirá parlamenta

A Frente tem o objetivo de estimular, defender e proteger os interesses sociais e econômicos da indústria marítima nacional, nos seus mais variados segmentos: Indústria Naval, Marinha Mercante (longo curso, cabotagem e interior), Indústria da Defesa Naval, Indústria da Pesca, Indústria de Apoio Marítimo e Portuário e Indústria Náutica de Lazer.



A indústria brasileira de construção de grandes navios já foi a segunda maior do mundo, gerando mais de 40 mil empregos e exportando para a Inglaterra, França, Alemanha, Grécia e Estados Unidos. Nos últimos anos, o Setor Naval recebeu um aporte financeiro importante com a construção de embarcações para transporte de petróleo e derivados. O crescimento do volume de investimentos para o setor significará o reingresso do Brasil no mercado mundial, que movimenta a cada ano algo em torno de US$ 70 bilhões, gerando emprego e renda para o Brasil.



O lançamento da Frente tem o apoio da Marinha do Brasil, da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca, do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Transportes Aquários e Aéreos na Pesca e nos Portos e do Sindicato Nacional de Indústria de Construção e Reparação Naval, entre outras entidades.