Seminário debate ação do PCdoB e políticas públicas no RS
Socializar experiências administrativas no campo das administrações públicas das quais o PCdoB participa. Com este objetivo, a secretaria de Políticas Institucionais do PCdoB do Rio Grande do Sul realizou encontro nos dias 10 e 11 de abril em Porto Alegre
Publicado 18/04/2008 17:22
Para a secretária de Relações Institucionais do PCdoB-RS, Tânia Antunes, o encontro foi importante para debater a participação institucional nos espaços executivos, a sua relação com a orientação política do partido e a construção de políticas públicas mais avançadas, que sirvam para melhorar a qualidade de vida da população e obtenham o reconhecimento da sociedade.
A marca do encontro foi a troca de experiências. Entre os palestrantes, além de Tânia Antunes, estiveram o secretário nacional de Relações Institucionais do PCdoB, Ronald Freitas; a superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Jussara Cony; o prefeito de Vista Gaúcha, Valdecir Canssi e o ex-secretário de Indústria e Comércio de Estância Velha, Jorge Machado.
O debate sobre a área é relativamente novo no PCdoB. “Este é um processo muito recente para nosso partido. Embora já tenhamos muitas experiências bastante positivas. Portanto, é fundamental que façamos a discussão para afinar a nossa compreensão sobre o papel político de um partido com as características do PCdoB na dimensão da sua presença nos governos, para estabelecer uma sintonia fina com a linha de orientação política desenvolvida pelo coletivo partidário”, sustentou Tânia.
A discussão serviu também para identificar as insuficiências, assim como para apontar rumos e perspectivas para a construção de mecanismos que permitam aperfeiçoar as ações do PCdoB na gestão de políticas públicas. “A partir do encontro emergiu de modo mais claro o que deve ser o papel da nossa orientação, como instrumento fomentador da política para uma vida mais orgânica e eficiente enquanto gestor público”, disse o membro da comissão auxiliar da secretaria, Néio Pereira.
Destaques
Um dos destaques da apresentação foi o trabalho realizado a frente do GHC. Jussara Cony expôs como funciona a estrutura do grupo, que congrega os hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina e doze postos de Saúde Comunitária. O GHC tem mais de 6,5 mil trabalhadores, é vinculado ao Ministério da Saúde, atua integrado à rede de saúde local e regional e atende a população de Porto Alegre, região metropolitana e interior do Estado.
Jussara apresentou os objetivos estratégicos do grupo, com foco na eficiência e gestão moderna, com valorização dos servidores. “Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e um novo modelo de gestão e assistência, o Grupo Hospitalar Conceição apresenta uma nova face que garante à sociedade o acesso a uma saúde pública qualificada e humanizada, onde o foco principal está nas reais necessidades da população”, afirmou.
O prefeito de Vista Gaúcha, Valdecir Canssi, surpreendeu ao demonstrar a ampla condição que possui um gestor público, para criar ações que sirvam ao interesse da sociedade, bem como saber valorizar as inúmeras idéias e contribuições oriundas da própria comunidade.
Canssi apresentou, com desenvoltura, dezenas de programas bem sucedidos da administração que está sob o seu comando. “Em todas as ações desenvolvidas se busca promover a cidadania, a inclusão e a justiça social”, disse.
Protagonismo político
O representante da direção nacional, Ronald Freitas, chamou a atenção para o momento que o partido vive. “Somos um partido que atualmente joga o jogo político de acordo com as regras da correlação de forças atuais. Assim, necessitamos ter instrumentos de exercício político compatível com essa situação. Além dos sindicatos, associação de moradores, entidades estudantis, parlamentares, necessitamos também, dirigir algumas cidades do país.”
Freitasd sublinhou a importância de se realizar encontros para fazer o debate sobre a atuação institucional do PCdoB, tendo em vista que há a tendência de o partido cada vez mais ocupar espaços de gestão pública.
Papel da secretaria
A área de relações institucionais do PCdoB vive um processo de consolidação. No RSio Grande do Sul, segundo Tânia, a idéia é dar contribuição com este acúmulo que está sendo sistematizado e organizado, na formação de uma política nacional para a área. “Queremos estabelecer um canal de cooperação recíproca entre os entes gestores. A secretaria deverá ser o elo de interlocução e de colaboração. Passaremos a dar acompanhamento para, conjuntamente, planejar ações e medidas que possam contribuir na ação concreta em cada município ou órgão público em que atuamos.”
Para ela, a secretaria será um instrumento para avaliação, coordenação e encaminhamento político das diversas demandas da área.
Encaminhamentos
A secretária projetou algumas ações cuja necessidade foi apontada no debate. Entre elas a realização de sistematização das experiências existentes no estado, com acompanhamento em cada município onde o PCdoB participa em espaços de governo, bem como outros órgãos que executam políticas públicas, e reuniões regionais para aprofundar a interlocução da secretaria com os agentes locais partidários. Tudo isto com o sentido de buscar novos mecanismos para instituir uma vida mais orgânica e pró-ativa da gestão. Os municípios de Alvorada e Vista Gaúcha já definiram a realização dos seus encontros.
Outra definição foi a institucionalização, ainda em 2008, do Fórum de Secretários. Logo em seguida, após as eleições, será constituído o Fórum de Prefeitos.