Sem categoria

Solidários à China, artistas desistem de exposição em Paris

Wang Guangyi e Lu Hao – dois dos maiores nomes da cena artística chinesa – abandonaram uma exposição na França, informou a mídia chinesa nesta sexta-feira (18). A decisão é mais uma demonstração de apoio ao governo da China e insatisfação com o país europ

Os dois artistas ressaltaram que sua decisão foi pessoal. Mas deixaram claro que não participarão de uma exposição em junho, numa galeria de Paris, por causa das atitudes da França em relação à Olimpíada de Pequim


 


O apoio de alguns franceses ao boicote dos Jogos “me deixou muito incomodado”, disse Wang, que acrescentou ter grande respeito pela cultura francesa e não descarta futuras cooperações no país. “Pensamos que, nesta hora em particular, participar da exposição seria infeliz e decidimos não ir.”


 


Internautas chineses pediram que os consumidores boicotem os produtos franceses e parem de comprar no gigante do varejo Carrefour. Segundo eles, o Carrefour apóia os protestos pró-Tibete para desorganizar os Jogos, que começam em 8 de agosto.


 


A França tentou minimizar os pedidos de boicote a produtos franceses, dizendo que eram “uma minoria muito pequena”. Temendo queda em suas vendagens, o Carrefour – que tem mais de cem hipermercados na China – reafirmou seu apoio à Olimpíada de Pequim.