Vídeo “Fortaleza 24h” no MIS

O vídeo “Fortaleza 24h” será exibido nesta sexta-feira (18), às 17h30 min., dentro da programação Cinema no Museu do projeto MISturas Culturais do Museu da Imagem e do Som.

O média-metragem reúne histórias de um minuto gravadas por 24 profissionais e não profissionais de audiovisual sobre um dia na capital cearense.



O projeto audiovisual, iniciativa do Olhar Brasil – Núcleo de Produção Digital da Vila das Artes, é resultado do edital “Fortaleza 24 horas”, lançado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Funcet, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, 18º Cine Ceará e Universidade Federal do Ceará.



O MISturas Culturais de abril, evento mensal do Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult, será todo dedicado à Sétima Arte.  Na programação também serão exibidos “Rosalina: uma comunidade em construção”, curta-metragem de 20 minutos que mostra os desafios e perspectivas da comunidade da Rosalina em Fortaleza, o documentário “Um Povo Novo”, da cineasta argentina Bárbara Tarcic, sobre a ditadura militar na Argentina, e os vencedores das categorias curta e longa-metragem do 18º Cine Ceará – que serão conhecidos pelo público na premiação desta quinta-feira, dia 17. O Museu da Imagem e do Som fica na Av. Barão de Studart, 410, Meireles.



 
O vídeo “Fortaleza 24H”
O vídeo faz um passeio imagético em um dia pela cidade, contemplando desde as badaladas dos sinos das igrejas, até os acontecimentos cotidianos como a hora do almoço ou o simples ato de tocar grãos de areia. Retrata as diferentes formas de ver a cidade através dos olhares de cada um dos realizadores que tiveram uma hora especifica para gravar. Na edição final, cada hora foi condensada em um minuto, resultando no média-metragem. 



O Lançamento
O lançamento do vídeo ” Fortaleza 24h”aconteceu domingo (13), data do aniversário dos 282 anos de Fortaleza, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, antigo Cine São Luiz.


 
Foram inscritos no edital “Fortaleza 24h” 46 projetos, sendo 18 selecionados por uma comissão de seleção. Para compor as 24 horas, a comissão convidou seis pessoas, entre as quais a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, autora do Fortaleza no Meio da Noite, representando a zero hora. Para Luizianne, participar do vídeo foi uma oportunidade dupla, como Prefeita e como realizadora audiovisual, de apresentar uma perspectiva de espaço e tempo da Cidade.



A sobreposição de imagens da cidade mostrou uma Fortaleza plural. “Acho que serviu para estimular o apreço a cidade, proporcionando uma multiplicidade de olhares. Gostei de ver Fortaleza neste vídeo. Acho que o projeto conseguiu mostrar as diversas formas de ver a cidade. Parece cidades sobrepostas, várias acontecendo ao mesmo tempo”, comentou a historiadora Patrícia Menezes.



O vídeo foi exibido entre aplausos e satisfação para um público que lotou a sala de cinema do Centro Cultural do Sesc. A diferença de idade entre os realizadores também surpreendeu. “Quando vi as pessoas que realizaram os vídeos, percebi na maioria, a pouca idade e isso me surpreendeu devido a boa qualidade do resultado. Acho que iniciativas como estas deveriam acontecer mais vezes”, ressaltou a produtora cultural Thais Andrade.


 


Fonte: Vila das Artes