Sem categoria

Financial Times: Brasil é solução óbvia para crise alimentar

O Brasil é uma “óbvia solução” para a situação de crise em que se encontra a segurança alimentar mundial, ameaçada pela alta dos preços, mas vem sendo “em grande parte ignorado”, segundo reportagem do diário financeiro britânico Financial Times (

“O país tem reservas enormes de terra arável não utilizadas, a maioria utilizadas atualmente para pastagem, que poderiam com facilidade e a baixo custo serem revertidas para a produção de grãos e outros alimentos. O problema é que muito do que as fazendas do Brasil produzem continua a encarar tarifas proibitivas e outras barreiras para entrar nos mercados dos países da Europa e nos EUA”, diz a reportagem.



O jornal destaca, no entanto, que o Brasil tem sua parcela de culpa. “O país tem sido notavelmente lento em fazer campanha junto aos países desenvolvidos e em divulgar sua enorme capacidade produtiva”, diz o texto. “O país fez pouco para conter a histeria sobre a suposta ameaça do álcool para a floresta amazônica, por exemplo: uma ameaça que, se existe, se deve mais à falta de legislação na região do que aos imperativos econômicos da produção de álcool.”



O “FT” diz que os países desenvolvidos têm sido “propositalmente míopes” para as oportunidades apresentadas pelo Brasil e diz que a intensificação da produção de gado no país a fim de liberar terra para a agricultura “irritaria os agricultores ricos dos EUA e da Europa – um preço que aparentemente não vale a pena pagar”.



Em entrevista ao “FT”, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse na semana passada que a “resposta correta” para a crise é dar prioridade em países mais pobres à produção de alimentos. “E dar prioridade ao combate à raiz do problema: os enormes subsídios nos países ricos que minam a produção dos países em desenvolvimento”, disse. “A fome no mundo não é resultado de falta de oferta, mas principalmente dos baixos salários nos países pobres.”