Sem categoria

RS: PCdoB realiza primeira grande mobilização para eleições

Numa demonstração de força e disposição para lutar pela prefeitura de Porto Alegre, o PCdoB realizou na noite desta sexta-feira (25) a sua primeira grande mobilização para a disputa eleitoral. Mais de 500 militantes e importantes dirigentes do partido, al


Mancando devido à suspeita de uma fratura no pé, mas sem perder o bom humor e sempre estampando um belo sorriso,  a estrela da plenária foi a deputada federal e pré-candidata Manuela d’Ávila. 


 


A deputada iniciou sua fala ressaltando sua experiência no PCdoB. Lembrou que apesar da juventude, bebeu na fonte de um partido com 86 anos de história que sempre teve uma postura de grandeza e humildade ao saber reconhecer os méritos e os potenciais de outras siglas em momentos históricos. No entanto, Manuela não hesitou ao falar: “Agora chegou a vez do PCdoB”. 


 


Segundo Manuela, “grande parte das soluções para os velhos problemas de Porto Alegre estão em um projeto mais avançado para a capital”, disse. “É um momento de construção. O ano de 2008 será de diálogo com o povo. É possível fazer muito mais do que tem sido feito por Porto Alegre e nós vamos mostrar isso”. 


 


Manuela lembrou que as promessas de manter o bom e melhorar o ruim não foram concretizadas, numa referência à atual administração da capital gaúcha. “Porto Alegre não precisa parar.” A deputada salientou que a vontade de trabalhar impulsiona o trabalho do partido, de aliados e de militantes para colocar a capital gaúcha em  local de destaque. “Será uma campanha que levará além de propostas ousadas, felicidade para  as ruas”,  disse. 


 


Show da militância
O presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, afirmou que a plenária teve por objetivo situar a militância acerca das tratativas para a composição de alianças, em especial com PPS e PDT, elaborar um calendário de mobilizações e discutir a formação da chapa proporcional. “É a primeira atividade para posicionar o partido, mobilizar a militância para a conquista da prefeitura de Porto Alegre nesse grande ano, que marcará a história”, afirmou Frassom. 


 


O presidente comunista lembrou que serão cinco meses de intenso trabalho. “Está na nossa mão criar um grande movimento na sociedade para que a vitória venha em outubro e precisamos desde já sair armados para esse embate que é possível de ser vencido.” Frasson comemorou a presença de  sete mulheres na mesa da plenária. “É o único partido com uma bancada tão expressiva de mulheres. É essa diferença que queremos produzir no processo eleitoral”. Ele lembrou que o trabalho de composição  de alianças prossegue e o diálogo está aberto a todos os partidos. 


 


O presidente municipal do partido, Maurício Nunes Santos, conclamou a militância para a luta pela prefeitura da capital gaúcha. “Precisamos disputar com motivação, mobilizar e levar o partido e nossos candidatos para as ruas”, afirmou .  O dirigente lembrou que o dia 25 de abril marca o início de uma nova fase para a vitória de um projeto novo que tornará Porto Alegre mais humana, mais próspera.


 


O dirigente do PSB, Ciro Machado afirmou que o partido quer voltar ao legislativo municipal com uma bancada forte e principalmente ‘vai eleger Manuela para a prefeitura’. “A eleição será ganha com o trabalho imprescindível dos militantes para tirar Porto Alegre do marásmo em que se encontra nos últimos anos”, disse Machado.


 


Prioridade nacional
O secretário nacional de organização do PCdoB, Walter Sorrentino, reafirmou a disposição da direção nacional de eleger Manuela em Porto Alegre. Segundo ele, o país vive ares positivos que devem repercutir na vida do povo. “Vivemos um dos momentos mais privilegiados dos últimos 30 anos, um momento afirmativo e Porto Alegre é o ponto luminoso no firmamento político nacional”.


 


Sorrentino lembrou que o partido está aberto a alianças, sem as quais, segundo ele, não se faz política. “Política não se faz com exclusivismos e o PCdoB está de portas abertas. E é isso o que a Manuela está construindo, porque aprendeu em uma boa escola. É uma jovem que bebeu na fonte de um partido com maturidade de 86 anos.” E completou: “Em pouco mais de um ano, Manuela já se transformou em uma das figuras mais representativas do Congresso Nacional”.


 


CTB
O secretário nacional do partido saudou a presença de Regina Abraão, dirigente local da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Segundo ele, a criação da nova central  foi um dos momentos mais positivos vividos nos últimos anos no cenário sindical.


 


Sorrentino lembrou que é preciso fortalecer o Bloco de Esquerda para que  seus membros saiam fortalecidos das eleições deste ano. “Porto Alegre é emblemática para a esquerda mundial”, completou. 


 


Também participaram da plenária o deputado estadual Raul Carrion, a superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Jussara Cony, a vereadora Maristela Maffei, além de representantes de movimentos estudantis e sociais.


 


De Porto Alegre,
Isabela Soares