Na reta final da eleição para reitor
Tudo pronto para a tão aguardada eleição para a escolha do novo reitor da Universidade Federal do Piauí. Nesta quarta-feira, dia 7 de maio, a partir das 8h, ocorrerá um dos maiores processos eleitorais do Estado. A UFPI reúne milhares de eleitores que, ao
Publicado 06/05/2008 11:45 | Editado 04/03/2020 17:02
Há menos de 48 horas para a eleição, os candidatos pela CHAPA 01, professores Solimar Oliveira (reitor) e Antônio Nascimento (vice-reitor), movimentaram dois grupos de trabalho pela Universidade. Enquanto Solimar Oliveira visitou as salas do CCHL (Centro de Ciências Humanas e Letras) com uma parte da comitiva que o apóia, Antônio Nascimento visitou salas no CCS (Centro de Ciências da Saúde), numa mobilização que se faz necessária para ratificar o compromisso da CHAPA 01 com a Instituição nesta reta final da eleição. Assim, estudantes puderam tirar dúvidas e conhecer um pouco mais das propostas dos candidatos da CHAPA 01.
Baseado no lema “Qualidade, Transparência e Ética”, o programa de trabalho dos candidatos tem como principal desafio promover a participação dos Centros e Campi no planejamento dos gastos da UFPI, ouvindo as Coordenações e Colegiados dos diversos cursos da Universidade sobre a geração de novas vagas, para assim unir as necessidades de ampliação com as condições reais de funcionamento dos cursos. Dentre outras ações que tem o intuito de implantar a descentralização administrativa e de gestão de recursos, dando autonomia aos Centros e Campi.
Na ocasião das visitas, muitos estudantes tiveram a oportunidade de ficar cara a cara com o candidato Solimar e cobrar ações para seus cursos, como foi o caso do Bruno Quirino, estudantes de química e bolsista do CNPq, que quis saber o que a CHAPA 01 pretende fazer pelo seu curso. Solimar Oliveira esclareceu que vai zelar pela UFPI como um todo, pois cada curso tem suas dificuldades. Ele pretende aumentar a participação de estudantes, servidores e professores nos conselhos para que cada Centro possa apontar suas prioridades.
Em resposta, Bruno Quirino falou que compartilha com o pensamento de uma gestão que priorize todos os alunos, e não apenas um grupo. “O reitor tem que se preocupar com o todo, porque para crescermos é preciso união. Eu sei de pesquisas que estão paradas por conta de briga política entre o reitor e o pessoal de Química. No meu Curso têm alunos, professores e servidores que são perseguidos pelo atual reitor por não apoiarem sua candidatura”, comentou Bruno, mostrando a falta de democracia que a UFPI passa com a atual administração.