Pela preservação do patrimônio da UFC
Nota oficial conjunta da ADUFC e da SBPC/Ceará sobre a ocupação de uma área do campus da UFC no Pici por famílias sem teto.
Publicado 06/05/2008 16:33 | Editado 04/03/2020 16:36
Há uma semana, o Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará foi ocupado por numerosas famílias, ávidas por se livrarem do aluguel e por um chão pra erguerem suas moradias. O direito à moradia é inquestionável. Mas não se resolve a questão social pela dilapidação do patrimônio público. A UFC é irmã do povo de Fortaleza nas lutas por justiça social e, historicamente, fez-se solidária aos seus vizinhos do Bairro do Pici. Há décadas presta serviços da mais alta qualidade à população cearense – e àquela comunidade em particular, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Nós, professores da UFC, não queremos nos isolar, queremos ser parceiros dos que nos cercam. Entretanto, para cumprir com responsabilidade cívica nossa missão temos que preservar o patrimônio da UFC, que só assim permanecerá verdadeiramente público. Sem educação pública de qualidade não superaremos a sociedade injusta e desigual que herdamos.
A exclusão econômica em massa, a violência urbana, o desemprego e o imenso déficit habitacional são características que acompanham o desenvolvimento capitalista brasileiro. Infelizmente, os últimos governos federais, estaduais e municipais não deram a atenção devida a tais problemas, limitando-se a mediar os conflitos urbanos que explodem em todo o país. Contudo, não é aceitável que alguns possam se utilizar da situação de miséria de parte da população para uso político e eleitoral.
A Universidade Federal do Ceará nunca fechou os olhos a tal realidade. Em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, sempre procurou cumprir o papel que lhe cabe: atua política e socialmente, assim como desenvolve tecnologias acessíveis ao conjunto da sociedade, objetivando, entre outros, elevar as condições de vida da população cearense. Todavia, sem um projeto político que altere profundamente as prioridades do país, todas as ações se tornam limitadas.
Diante da gravidade da situação, conclamamos as autoridades judiciárias federais, o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, a Prefeita Municipal de Fortaleza, Profa. Luizianne Lins, o Governador do Estado do Ceará, Dr. Cid Gomes, e o Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva, a intervirem, com os instrumentos do diálogo, da lei e da democracia, no sentido da reintegração de posse à UFC dos terrenos ocupados e da solução das necessidades habitacionais daquela população.
Fortaleza, 1º de maio de 2008
Diretoria da ADUFC
Secretaria Regional da SBPC- Ce.