Curso inaugura a seção paulista da Escola Nacional do PCdoB

Em  Atibaia, dias  22, 23 e 24 de maio,  foi realizado o curso inaugural da Seção Paulista da Escola Nacional do PCdoB. Nereide Saviani, representando a Escola Nacional e a Comissão Nacional de Formação e Propaganda, fez a saudação de abert

Reuniram-se 60 camaradas para estudar a “Introdução ao Marxismo Leninismo”. Participaram do curso candidatos a vereador, a prefeito, dirigentes intermediários vindos dos  municípios  mais importantes do estado, como Capital, Diadema, São Bernardo, Sorocaba, Americana, entre outros. 


 


O tempo de filiação desses camaradas variava de um mês a, no máximo, cinco anos. O único contato que já tinham tido com a teoria, na forma sistemática de estudo, havia sido o Curso Básico em Vídeo.


 


O encerramento do curso contou com uma pequena seresta, animada pelos camaradas Zulu, Guiba e Jorge. Vamos “ouvir” a emoção expressa nos poemas.


 


Bem vindo “à escola” camarada!


 


Guiberto Genestra
Maio/2008


 


No movimento contínuo da história me vi trilhando outros caminhos,  os da luta pela emancipação do homem. Sem jamais me distanciar do leito dialético que nos consagrará com grandes transformações.


 


Hoje e finalmente estou aqui. Como um soldado das idéias, postado em minha cadeira de estudante na sala de aula de nossa escola formadora. Junto a mim homens, mulheres, jovens, idosos, formados e formadores. Músicos e poetas, pais e mães. Gente da minha terra. Gente branca, gente negra, gente bacana.


 


Hoje e finalmente estou aqui. Como um expectador ávido pelo prazer em aprender. Insiro-me de tal dedicação que até mesmo o cochilo que me rouba frações dos meus segundos não me impede de absorver atento à fala daqueles que nos ensinam aprendendo com a gente.


 


Hoje e finalmente estou aqui. Gente que atravessa as fronteiras do estado e agrega-se a uma comunhão de lutadores. São de todos os perfis. Uns aquetam-se no seu perfil de timidez, outros ajudam a intelectualizar as falas, os procedimentos e o entendimento do nosso objetivo maior. Outros até, iluminam-se com a brisa da noite fria de Atibaia e embarcam suas idéias e seus claros conceitos de revolução numa Enterprise, viajando transportados sob a idéia de um mundo infinito de possibilidades, de um mundo melhor, maior, justo, saudável, honesto, popular, proletário. Um mundo socialista!


 


Esta por tanto chegando a hora de ir. As cidades receberão de volta seus filhos. A Enterprise se iluminara com o brilho das estrelas e eu antes de seguir viagem quero fazer uma breve, forte e significativa saudação…
 


 


1…2…3…4…5…mil…viva o Partido Comunista do Brasil!