Congresso da CTB/RJ atrai centenas de trabalhadores e elege coordenação estadual

Mais de 230 trabalhadores, de diversos sindicatos e categorias, participaram do 1º congresso de fundação da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), no dia 31 de maio, no Rio de Janeiro. Os delegados elegeram a coordenação estadual e aprovaram o esta

A coordenação estadual da CTB/RJ eleita é formada por 21 sindicalistas. O presidente da Central é o camarada Maurício Ramos, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio. O mandato irá até dezembro de 2009.



A mesa do ato político contou com a presença da pré-candidata à prefeitura do Rio, Jandira Feghali, do deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB), o vereador do PCdoB/Rio, Roberto Monteiro, da presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha, do presidente nacional dos Oficiais da Marinha Mercante, Severino Almeida Filho, e do presidente da UJS/RJ, Igor Bruno. Representando o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, Antônio Albuquerque, esteve no congresso para saudar a CTB e dizer que o Ministério está aberto para a ouvir os sindicalistas.



Segundo Jandira, “criar uma nova central, por mais paradoxal que possa ser, é estar no rumo da unidade dos trabalhadores, pois ela [unidade] está na política que é definida, sendo avançada, classista, suprapartidária e independente”.



Para o secretário-geral da CTB, Pascoal Carneiro, apesar de recém criada, a entidade já nasce com histórico de luta. Para ele, a entidade deve participar da eleição de Jandira Feghali para a prefeitura do Rio, pelo seu histórico em defesa dos trabalhadores e da soberania nacional.