Jovens pedreiros capacitados pela Prefeitura conquistam primeiro emprego
Após 190h/a, 120 delas práticas, 22 jovens pedreiros já estão aptos ao mercado de trabalho. De olho nesta realidade, proprietários de um resort já em construção na praia da Taíba, no município cearense de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km de Fortale
Publicado 02/06/2008 15:09 | Editado 04/03/2020 16:36
O curso “Formação em Nossas Mãos” está sendo realizado pela prefeitura de Fortaleza, através da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor, e o Grupo Votorantim, desde abril de 2008.
A idéia é capacitar pessoas carentes com entre 18 e 24 anos que sejam vinculadas às comunidades para as quais a Habitafor está desenvolvendo projetos de moradia. A primeira turma, formada por jovens do Planalto Pici, Regional III, onde 80 famílias receberam suas unidades habitacionais, já está com emprego garantido, e tem formatura marcada para o próximo dia 19. Dos 22 formandos, duas são mulheres. “Os rapazes já começam a trabalhar hoje (02). Elas, só em dentro de uma semana, porque o canteiro de obras está passando por adaptação para recebê-las, a exemplo da construção de banheiro e vestiário”, explica a presidente da Habitafor, Olinda Marques. Os jovens pedreiros ficarão em Taíba de segunda a sexta-feira, contando com salário, hospedagem, alimentação e transporte.
O curso promove capacitação técnica, além de possibilitar noções de ética e cidadania, direitos e deveres, trabalho e empreendedorismo, contribuindo com melhor colocação no mercado de trabalho entre os jovens participantes. A segunda turma, iniciada mês passado também em benefício de filhos do Planalto Pici, é formada por 27 alunos, e as aulas seguem até 13 de junho. Os 27 seguintes, que têm capacitação iniciada na próxima quarta-feira (04 de junho), são da comunidade Maravilha, Regional IV, onde a Habitafor já entregou 144 moradias mais complexo esportivo e a urbanização do canal do Tauape e a construção das 460 outras casas já estão sendo executadas. Segundo Olinda, parte dos capacitados será absorvida pelos projetos da Habitafor.
A meta do Programa é inserir no mercado pelo menos 50% dos formados. O curso, já expandido a 71 municípios e 13 estados brasileiros, já formou mais de 7.700 jovens. A iniciativa abraçada pela prefeitura de Fortaleza conta com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará – Sinduscon/ CE, construtora Mercurius, Senai no Ceará, Associação de Organizadores Sociais e Serviços – Amora e Fundação Marcos de Bruin.
Fonte: Habitafor