Publicado 11/06/2008 11:43 | Editado 04/03/2020 16:36
Venho a público informar a verdade dos fatos em Santana do Acaraú diferente do que foi veiculado no último domingo, no Programa Fantástico.
1. Foi afirmado que R$ 1,7 milhão foram parar nas mãos de empresas de fachada. Em primeiro lugar é preciso informar que todas as obras para as quais os recursos foram destinados tiveram suas execuções concluídas ou estão em execução. A própria Prefeitura solicitou ao Tribunal de Contas dos Municípios rigorosa fiscalização. Em Santana do Acaraú todas as licitações são marcadas pela transparência. Sempre convidamos oficialmente o Ministério Público e vereadores, além da sociedade civil para participarem do ato de abertura das propostas apresentadas pelas empresas.
2. Na reportagem, foram citadas apenas três empresas participando das licitações. A verdade é que a quantidade é bem maior. Em 2005 foram realizadas 6 (seis) licitações, com a participação de 17 (dezessete) empresas, tendo 4 (quatro) empresas diferenciadas como vencedoras. Já em 2006 foram realizadas 7 (sete) licitações, participando 21 (vinte e uma) empresas, quando 5 (cinco) venceram. Em 2007 foram 13 (treze) licitações. Participaram 36 (trinta e seis) empresas. Dez empresas distintas venceram o certame. Com tanta participação, os números e fatos mostram que não há beneficiamento de qua1quer empresa.
3. Em 2003, tínhamos divergências políticas com o então prefeito, José Aldenir Farias. Articulei um forte movimento de solidariedade e proteção ao vereador Francisco Carneiro e família, que teve sua esposa vítima de um atentado. Crime que aconteceu quando o vereador presidia a CPI que investigava o uso de verbas públicas da administração José Aldenir Farias.
4. Na área da educação, a verdade é que a escola comunitária da localidadade de Malhada dos Bois foi construída pela própria comunidade. Mas quem mantém o funcionamento da escola é a Prefeitura, que com professores, material e merenda escolar evita que alunos sejam obrigados a estudarem em outras localidades distantes. No caso da Escola Nazaré Severiano, mesmo não pertencendo a rede pública municipal, sugerimos à direção da escola que adotasse providências para apurar responsabilidade sobre o destino indevido dos livros. Para orgulho da população de Santana, em 2005 e 2007 a nossa administração foi reconhecida pelo Sebrae como modelo empreender em compras governamentais de merenda escolar, com o prêmio Prefeito Empreendedor.
Vamos, com firmeza, trabalhar ainda mais para aplicar cada centavo dos recursos públicos em obras e serviços que garantam a melhoria da qualidade de vida da nossa Santana.
Antonio de Pádua Arcanjo
Prefeito de Santana do Acaraú