Quinta do Blues no Mercado dos Pinhões
Quem não gosta de forró tem lugar garantido para diversão: o Projeto Quinta Cultural de junho traz uma programação pautada no blues
Publicado 11/06/2008 15:53 | Editado 04/03/2020 16:36
Primeira manifestação musical dos negros na América. Surgido a partir da saudade da África e da necessidade de manter a cultura tradicional viva, o blues, que nasceu como canções de trabalho dos negros nas lavouras de algodão à beira do Mississipi, é que dá o tom da programação do Quinta Cultural durante as próximas quintas de junho. Quem não gosta de forró, certamente vai aproveitar a pauta definida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Os shows acontecem sempre a partir das 19h.
A primeira atração das quintas do blues será a banda Renegados. O grupo formado desde 1993 por Marcelo Pinheiro (guitarra e voz), Ricardo Pinheiro (bateria e voz) e Romualdo Filho (baixo) é referência do rock and roll de qualidade feito no Ceará. No Quinta Cultural, os três apresentam o projeto “Renegados Hard Blues”.
Segundo Ricardo, a relação entre os dois estilos musicais é histórica: “O blues é a base de tudo, o pontapé inicial do rock”, explica. E as origens do rock são influência direta para a banda, que revive a energia e a criatividade das épocas “áureas” do rock and roll (anos 50, 60 e 70) e aglutina elementos musicais de várias partes do mundo, principalmente brasileiros e nordestinos. Ainda na próxima quinta-feira, dia 12, o DJ Victor é responsável pela abertura da noite. Nas pick-ups, o DJ coloca muita música brasileira.
Já no dia 19, é a vez de Lenynha do Crato participar da programação do Quinta Cultural. O DJ Correia faz a abertura, e o Poeta de Meia-Tigela lança o livro “Memorial Bárbara de Alencar e outros poemas”. Na quinta-feira seguinte, dia 26, o blues fica por conta do ExperiHendrix Trio, que leva toda a inspiração psicodélica de Jimi Hendrix para o palco do Mercado dos Pinhões. DJ Henrique Dídimo faz a discotecagem.
QUINTA CULTURAL: Quinta-feira, a partir das 19h. Shows de blues com Renegados no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli – Centro).
Fonte: Secultfor